Faleceu na noite desta segunda-feira (26) a moradora de Fartura Bernadete Rodrigues, de 66 anos de idade, que estava internada desde o dia 16 de abril, vítima da covid-19. Ela aguardava vaga para ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 21 deste mês.
Bernadete é a quarta irmã da família a morrer por covid-19 em um intervalo de 18 dias; um outro irmão também se contaminou, mas teve alta e se recupera das sequelas do vírus em casa.
Os demais óbitos tinham sido de Maria Antonia Rodrigues, 74 anos, que faleceu em Fartura no dia 8 de abril; Márcia Cristina Rodrigues, 59 anos, que faleceu em Taquarituba, no dia 16; e Maria José Rodrigues, 71 anos, que faleceu em Lins, no dia 20.
Após apresentarem sintomas gripais e a confirmação do diagnóstico de covid-19, elas tiveram uma evolução grave da doença e infelizmente vieram a óbito. Elas apresentavam comorbidades e tiveram comprometimento pulmonar e renal.
O fato comoveu a população farturense, pois trata-se de uma família querida na cidade, cujas irmãs eram admiradas por simplicidade, generosidade, receptividade e como exemplos de pessoas. Uma série de homenagens foram prestadas a elas, principalmente nas redes sociais.
Em três dias, nove pessoas morreram em Avaré
Referência regional, a cidade de Avaré registrou nove mortes por covid-19 em apenas três dias. Na última sexta-feira (23), o número de mortes era de 119 e saltou para 128 na segunda-feira (26).
As últimas mortes foram de três mulheres idosas de 65, 69 e 74 anos; e seis homens de 40, 46, 50, 58, 63 e 68 anos.
O número de casos confirmados está agora em 5.760, dos quais 5.508 se recuperaram. O número de pessoas com vírus ativo no corpo é 124, sendo que 88 estão em isolamento domiciliar, 35 hospitalizados na Santa Casa de Avaré e um internado em outro município.
Já em Taquarituba, na semana que passou o setor de Saúde chegou a registrar cinco mortes em 24h, em um total de sete óbitos em decorrência do novo coronavírus no período de uma semana.