A prefeitura de Taquarituba anunciou na tarde desta terça-feira (2) a suspensão das aulas presenciais da rede municipal, estadual e privada na cidade, como medida para diminuir o avanço da covid-19 no município (confira no vídeo abaixo). O mesmo foi feito no dia seguinte em Fartura, que via decreto também paralisou as aulas temporariamente.
Além das atividades presenciais nas escolas municipais, estaduais, privadas, filantrópicas, de ensino superior e técnicas, a prefeitura taquaritubense também vai suspender atividades presenciais do Projeto Guri, projetos sociais e Apae até o dia 28 de março.
O programa de alimentação escolar será mantido durante o período, disponibilizando as refeições infantis para retirada pelas famílias nas escolas. Gestores, professores e servidores da Coordenadoria Municipal da Educação deverão cumprir a jornada de trabalho nas unidades de ensino, para planejamento e acompanhamento das atividades.
O atendimento no Paço Municipal ficará restrito. Entretanto, o prédio ficará aberto para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30. Em caso de mais dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (14) 3762-9666.
Atualmente, o sistema de saúde da cidade taquaritubense está lotado. Na Santa Casa local, até a capela precisou ser improvisada como leito para pacientes com covid-19. Segundo o prefeito, Eder Miano (PP), embora os cuidados para a prevenção do vírus tenham sido adotados pela administração, o órgão está preocupado com o cenário atual.
De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, referente ao dia 2 de março, há 13 pacientes internados em enfermaria (ocupação de 260%) e dez pacientes internados em UTI (ocupação de 100%), além de 42 pessoas em isolamento domiciliar, 141 monitorados e 75 aguardando resultado de exame.