O encontro, o primeiro de uma série focada em culturas alternativas, contou com bom público. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquarituba)
O encontro, o primeiro de uma série focada em culturas alternativas, contou com bom público. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquarituba)


A Prefeitura Municipal de Taquarituba, através da Coordenadoria Municipal de Agricultura, realizou nesta segunda-feira (3) a 1ª Feira de Culturas Alternativas, com foco na produção de lúpulo.

O evento contou com parcerias entre sindicatos relacionados, profissionais da área de cultivo, cervejeiros, patrocinadores e membros incentivadores da sociedade civil.

O objetivo da feira foi reunir os produtores e apresentar o lúpulo como uma alternativa à produção habitual, que atualmente está mais centralizada em grãos e cereais.

PUBLICIDADE

Além da diversificação nas culturas, o lúpulo apresenta-se em diversas cultivares e pode ser produzido em pequenas áreas, sendo viável para agricultores familiares.

Com a presença de mais de 150 participantes, foram realizadas palestras sobre os aspectos da planta e sua cadeia produtiva, desde o preparo do solo até o beneficiamento, custo da produção, financiamento, venda e aplicação do uso nas cervejarias, além de sorteio de brindes.

PUBLICIDADE

As substâncias (resinas e óleos essenciais) que agregam sabor, aroma e amargor característicos da cerveja, além de serem responsáveis pelas propriedades bacteriostáticas, são extraídas de um componente da flor, especificamente da planta fêmea. Essa matéria é a lupulina, que se caracteriza por ser uma espécie de pó amarelo e o “ouro” do lúpulo.

A cervejaria Dos Anjos, de Sengés (PR), esteve presente. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquarituba)

Subiram ao palco do evento representantes da Brava Terra (fazenda localizada em Fartura), da Lúpulos Dalcin (localizada em Taguaí), do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), da cervejeria Dos Anjos, além do prefeito de Taquarituba, Eder Miano (PP).

PUBLICIDADE

Os organizadores informaram que o público presente superou as expectativas. O coordenador da pasta, Rolandro Benini, agradeceu a oportunidade e os incentivos para que o evento fosse um sucesso.

“Agradeço imensamente a presença de todos, o total apoio da prefeitura através de outras pastas, dos patrocinadores e parceiros, para que esse evento fosse uma realidade em nosso município, reunindo também pessoas da região, produtores e estudantes. Estaremos à disposição para buscarmos meios de incentivar a produção e implantar essa novidade em nosso município”, disse.

Músicos tradicionais de apresentam após o término das palestras. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquarituba)
Músicos tradicionais se apresentam após o término das palestras. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquarituba)