As cinco escolas premiadas no CUCo na categoria Etec. (Foto: Divulgação)
As cinco escolas premiadas no CUCo na categoria Etec. (Foto: Divulgação)


Cinco Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre as 11 escolas premiadas na quarta edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo). Entre elas, está a Etec Profª Terezinha Monteiro dos Santos, de Taquarituba, que ficou na quarta colocação em sua categoria. O anúncio dos vencedores ocorreu durante a cerimônia de premiação, na manhã da última sexta-feira (14), com transmissão pela plataforma YouTube.

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan; a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá; a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Lucília Guerra; e o coordenador da CUCo, Herbert Alexandre João, estavam presentes na mesa virtual do evento.

“Essa é uma competição de altíssimo nível, pois reconhece o potencial e a capacidade dos nossos jovens. Como educadora, fico extremamente feliz de participar desta celebração e dos excelentes resultados deste evento que mobilizou quase 60 mil alunos”, declarou Laura.

PUBLICIDADE

A CUCo é uma iniciativa que integra o Programa Vem Pra USP, com o objetivo de aproximar a universidade dos estudantes da rede pública e é destinada aos alunos do Ensino Médio, Integrado, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (Ceeja) das escolas públicas do Estado de São Paulo.

“A USP vem cumprindo com louvor o seu objetivo de aproximar a universidade dos alunos das escolas públicas. Hoje, 50% dos alunos da instituição são oriundos dos sistemas públicos. É uma grande vitória! Gostaria de parabenizar a todos que trabalharam neste sentido”, afirmou Laura.

PUBLICIDADE

Segundo a diretora-superintendente, assim como a USP, o Centro Paula Souza tem atuado para ampliar o acesso de alunos que vêm da rede pública. Hoje 84% dos ingressantes no processo seletivo das Etecs estudaram em escolas municipais ou estaduais.

A competição é composta por duas fases: uma prova online de caráter eliminatório e uma prova presencial classificatória. Em 2020, para atender ao distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a CUCo teve apenas a prova online.

PUBLICIDADE

De acordo com a classificação, os premiados recebem certificados de participação e acesso a uma plataforma online com material complementar de estudo, entre outros benefícios. Os matriculados no terceiro ano também ganham a isenção da taxa de inscrição no vestibular da Fuvest.

A edição de 2020 contou com a participação de mais de 58 mil estudantes de 642 municípios paulistas. Foram 6.742 alunos premiados, 3.707 escolas participantes e 2.706 isenções da taxa de inscrição no vestibular da Fuvest.

O CPS participou com 12.849 estudantes inscritos, distribuídos em 221 Etecs. Deste total, 617 alunos foram premiados. Além disso, a instituição foi responsável por indicar um dos integrantes da comissão julgadora do evento.

“Proporcionar aos estudantes uma oportunidade de se testar é uma iniciativa muito importante para tantos jovens que, muitas vezes, não conseguem entender que fazer um curso superior é para eles, que é possível. Nesta edição, das 223 Etecs do Centro Paula Souza, 221 participaram. Este número nos surpreendeu, em função do cenário atípico que todos nós estamos enfrentando. Escolas e estudantes se empenharam em participar e estamos aqui hoje para premiar talentos e reconhecer os esforços”, comentou Lucília. 

Na categoria Professores Incentivadores, 78 docentes foram premiados com Kits USP Surpresa (caneca, uma caneta personalizada do programa e uma camisa polo exclusiva). Desse total, 12 são educadores das Etecs e dois deles dão aulas em Taquarituba. Além disso, cinco unidades do Paula Souza receberam prêmios em dinheiro, que devem ser usados para investir na infraestrutura das escolas.

Confira abaixo as unidades vencedoras na categoria Escola Técnica (Etec):

Confira os docentes premiados na categoria Professores Incentivadores: