Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 mostram que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) mantiveram o desempenho de alto nível, apesar da pandemia de Covid-19. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16), em Brasília, por representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A nota média das Etecs no Ideb foi 5,9, índice superior à média do Ensino Médio no Brasil (4,2). Também é maior que o indicador obtido pelas escolas estaduais do País (3,9), pelas escolas públicas brasileiras (3,9) e pelas escolas privadas nacionais (5,6).
A análise dos dados mostra que as dez melhores escolas públicas da Capital paulista são Etecs. Entre as 50 melhores públicas do Estado, 46 são unidades do CPS. Já a lista das 90 melhores escolas públicas do Brasil inclui 35 Etecs.
Em Taquarituba, a Etec Profª Terezinha Monteiro dos Santos se destacou com desempenho que a colocou entre as 30 melhores escolas públicas do estado de São Paulo, na 29ª colocação, com índice de 6,3. A Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga, de Piraju, aparece na 45ª posição (índice de 6,1).
“Os resultados obtidos foram bastante significativos para nossa equipe, visto que tivemos um imenso desafio durante a pandemia, não paramos um só minuto. Todos os dias, os alunos tiveram aulas on-line das 7h30 até 15h10 e continuamos a realizar eventos, reuniões, palestras e avaliações. Foi um trabalho intenso com muitas capacitações e reuniões on-line, agora sentimos que cumprimos o nosso papel social da melhor forma possível”, afirmou orgulhosa a coordenadora pedagógica da Etec de Taquarituba, Pety Cruz.
“Mais de 3.955 escolas participaram da avaliação e nós conseguimos conquistar a 29º posição e 1º da Supervisão Regional de Itapeva (Etec’s da regional), a qual pertencemos. Cabe ressaltar que o número de evasões, acarretados por problemas pessoais como mudança, necessidade de ingresso no mercado de trabalho e outros fatores externos, foi muito alto comparado a anos anteriores, e tal fator diminui a média do Ideb. Assim, os resultados refletem ainda mais todo o empenho de nossa equipe”, completou a coordenadora.
Criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil, o Ideb é calculado a cada dois anos. O indicador reúne o fluxo escolar (aprovação, retenção e evasão) e as médias de desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que, no caso do Ensino Médio, avaliam Língua Portuguesa e Matemática.
Embora a metodologia do indicador de 2021 não tenha sido alterada, o que permite a comparação com outras edições, o Inep e especialistas em educação alertam para o cuidado necessário ao traçar um paralelo entre os resultados de 2021 e os de outros anos porque o último índice foi impactado pela pandemia.
Pandemia de Covid-19
Em resposta à pandemia do novo coronavírus, a digitalização das Etecs e Fatecs, prevista para ocorrer em 2030, teve de ser colocada em prática rapidamente em 2020, com um plano de aulas remotas em ambiente virtual. Em um mês, foram criadas quase 100 mil salas de aula síncronas online e o índice de aprovação do formato chegou a 85% dos alunos. Foram produzidos diversos tutoriais, cartilhas, vídeos e masterclasses para acolhimento dos jovens e realizada uma série de capacitações, workshops e webinars para aperfeiçoamento pedagógico dos professores.
Após levantamento para verificar condições de estudantes com dificuldades para acessar as aulas, o CPS distribuiu gratuitamente mais de 22,5 mil chips de conexão à internet com capacidade de 20 gigas por mês.
Para cumprir as medidas de isolamento social e, ao mesmo tempo, manter os processos seletivos, foi organizado um novo modelo de avaliação, por meio da análise de histórico escolar, sem a realização de provas presenciais.
20 melhores escolas públicas da Capital paulista: bit.ly/3dfPQv3
50 melhores escolas públicas do Estado: bit.ly/3QO3NOj
90 melhores escolas públicas do Brasil: bit.ly/3Dx6vVA