Trecho do Caminho da Fé entre o município de Vargem Grande do Sul e o distrito de São Roque da Fartura, perto da divisa com MG. (Foto: Wikimedia Commons)
Trecho do Caminho da Fé entre o município de Vargem Grande do Sul e o distrito de São Roque da Fartura, perto da divisa com MG. (Foto: Wikimedia Commons)

Mais uma importante etapa do mapeamento para criação do famoso e tradicional “Caminho da Fé” na região Sudoeste do Estado ocorreu na última quinta-feira (27). O Caminho da Fé é a mais importante peregrinação religiosa do Brasil, e nessa nova extensão terá como ponto final a Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz, em Itaporanga.

Essa etapa contou com apoio do secretário de Turismo de Itaporanga, Cassiano Godoi, do supervisor de Turismo de Itaporanga, Gustavo Onilde, juntamente com Gabriela Maciulevicius (presidente da Associação de Desenvolvimento Humano São João Batista), Maikon Costa (representantes da Abadia) e também o bombeiro e um dos idealizadores do “Caminho das Águas” José Edgard Napolitano, que foram recepcionados e orientados pela diretora de turismo de Piraju, Maria Luiza Freitas, pela coordenadora de Turismo de Fartura, Marcia Geremias, e o presidente do Comtur de Fartura, André Bertoni.

“Todos são peças muito importantes nesse processo, bem como a prefeita de Barão de Antonina Maria Neres e o ex-prefeito de Brotas e grande desenvolvedor do turismo, Du Barreto”, ressaltou Cassiano.

PUBLICIDADE

A equipe visitou o trajeto que passará o Caminho da Fé, iniciando em Piraju e passando por Sarutaiá, Fartura, Barão de Antonina e finalmente Itaporanga.

“Visitamos prefeituras, conversamos com prefeitos e departamentos responsáveis pelo turismo e estradas, assim mapeando os principais acessos pelas estradas rurais que ligam uma cidade a outra, onde futuramente será a passagem dos peregrinos levando-os até a cidade de Itaporanga, na Abadia De Nossa Senhora da Santa Cruz, onde será o ponto final da peregrinação”, completou Cassiano. “É um trabalho extremamente rigoroso, onde temos a responsabilidade de oferecer ao peregrino segurança, pontos de apoio, condições perfeitas de estradas e sinalização correta ao longo do trajeto”.

PUBLICIDADE

O mapeamento é acompanhado pela equipe da Secretaria de Turismo e Cultura de Itaporanga, Associação de Desenvolvimento humano São João Batista, Comunidade Monástica da Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz e equipe da Associação Amigos do Caminho da Fé, representados pela gestora executiva Camila Bassi Teixeira e o assessor de manutenção e sinalização de Rota Bruno Turbianni.

“Com muito entusiasmo e fé na concretização desse grande sonho, temos a expectativa de logo estarmos com o caminho 100% pronto para seguirmos os próximos passos e trâmites necessários para a concretização”, comentou o secretário do Turismo de Itaporanga.

PUBLICIDADE
https://www.facebook.com/marcia.geremias.5/posts/3213758468706276

Nas redes sociais, a encarregada do Turismo de Fartura, Marcia Geremias comemorou a realização do mapeamento.

“Foram 11 horas de mapeamento, em quilômetros ainda não sei dizer, mas que nos animou a cada paisagem que víamos, cada quilômetro de estrada, cada pedaço de chão. Nos encontramos no alto da Serra, estrada antiga Sarutaiá/Fartura, em um pedaço do Caminho das Águas e fomos idealizando sonhando, projetando, mapeando até chegar na abadia de Itaporanga”, publicou Marcia.

Nos dias 13 e 14 de março, iniciou-se a primeira etapa do mapeamento nos municípios de Itatinga, Avaré e Arandú, com presença de Cassiano Godoy e Gustavo Onilde, juntamente acompanhados dos representantes de cada município visitado e mapeado.

Caminho da Fé

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha). Feito por alguns peregrinos em direção ao Santuário de Aparecida, em uma rota alternativa a outras, predominantemente, pavimentadas, a rota foi oficializada, em 2005. Atualmente há diversos caminhos até Aparecida, com saídas partindo de Águas das Pratas e inserção por vários ramais.

O roteiro é sinalizado por setas amarelas e composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas compondo o percurso, incluindo municípios do estado de São Paulo e também do Estado de Minas Gerais.

A peregrinação é, antes de tudo, uma viagem a um lugar sagrado, quer para um local próximo ou para um local distante. Mas é mais que isso, porque como peregrinos, os viajantes se deparam com rituais, objetos e arquitetura sagrada. Viajando sozinhos ou em grupo, a experiência da viagem pode ser tão importante quanto alcançar um objetivo específico.

A solicitação de inserção do Município de Itaporanga ocorreu em 2017 e desde então todos os procedimentos, conversas e etapas vem sendo executadas para realização desse feito histórico, que privilegiará não só o turismo religioso, mas a preservação da Abadia, e também toda sua abrangência, estimulando o comercio local em todas as suas vertentes, fomentando a economia do município.