O governo de São Paulo incluiu mais 778 escolas públicas no Programa de Ensino Integral (PEI). Agora, são 1.855 escolas estaduais que ofertam atividades em período integral em 427 municípios paulistas.
O programa atende atualmente 437 mil estudantes e, com a ampliação do número de escolas, passará a atender mais 387,3 mil alunos.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, com a medida, será antecipada uma das metas do Plano Nacional de Educação que prevê que no mínimo 25% dos estudantes da educação básica sejam atendidos com jornadas de mais de sete horas. Com a ampliação do programa, o objetivo deve ser alcançado no próximo ano.
Criado por lei estadual em 2012, o PEI programa busca permitir o desenvolvimento dos estudantes a partir de um projeto de vida, com práticas pedagógicas associadas a propostas que incentivam o protagonismo dos jovens.
De acordo com a Secretaria de Educação, e 2019, as escolas participantes do PEI tiveram crescimento de 1,2 ponto percentual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – indicador do governo federal para medida a qualidade do ensino. Nas escolas regulares, o avanço ficou em apenas 0,6 ponto percentual.
Sobre o PEI
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
Em agosto de 2020, pesquisa avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI. De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão. De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas e 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.