Na última semana, foi realizada uma reunião entre o prefeito de Taquarituba, Éder Miano (PP), e o Comando da Polícia Militar com a equipe da Service Security, empresa que já está prestando o serviço de videomonitoramento público na cidade.
O encontro aconteceu na Central de Monitoramento de Imagens com o objetivo de discutir os últimos detalhes da implantação, que já está em sua fase final, além de apresentar o funcionamento de todo o sistema aos policiais. “Neste encontro, mostramos ao Comando como o videomonitoramento funciona e como podemos trabalhar em parceria com a Polícia Militar, assim como já fazemos em outras cidades em que atuamos”, explicou João Newton César, presidente da Service Security.
O videomonitoramento já está sendo operado parcialmente por uma equipe de funcionários da Prefeitura treinados pela Service. O serviço é voltado para a proteção e conservação do patrimônio público, como escolas, creches, postos de saúde, por exemplo, para evitar depredações, invasões, furtos, roubos, entre outros. Em casos de ocorrência, a equipe atua para que a Polícia seja chamada quando realmente necessária.
“É muito importante trabalhar com a Polícia Militar para que essas imagens possam ser utilizadas para trazer mais segurança para a nossa cidade”, afirmou o prefeito Éder.
Em Taquarituba, o videomonitoramento será feito em 44 locais. Destes, quatro receberam câmeras inteligentes integradas aos sistemas Detecta (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), Córtex (Ministério da Justiça) e Alerta Brasil (Polícia Rodoviária Federal), que foram instaladas nas entradas da cidade.
Esses equipamentos registram a placa e consultam automaticamente aos bancos de dados para saber se o veículo é roubado, furtado, ou se o proprietário possui alguma pendência com a Justiça. A cidade também terá um automóvel equipado com câmeras veiculares.
Há mais de 20 anos no mercado, a Service Security tem sua matriz instalada na cidade de Ourinhos e é referência em videomonitoramento público. Hoje, atua em 17 cidades além de Taquarituba, sendo elas: Ourinhos, Chavantes, Salto Grande, Ibirarema, São Pedro do Turvo, Quatá, Paraguaçu Paulista, Cerqueira César, Cândido Mota, Porto Ferreira, São João da Boa Vista, Cambará, Tupã, Avaré, Bastos e Taguaí.