Centro da cidade de Fartura. (Foto: Reprodução/YouTube/Altitude)
Centro da cidade de Fartura. (Foto: Reprodução/YouTube/Altitude)


Após meses nos quais a população farturense pôde encarar a pandemia de covid-19 com uma certa tranquilidade – principalmente em comparação com alguns municípios vizinhos – a incidência do novo coronavírus aumentou significativamente na cidade de Fartura nas últimas semanas.

Depois de somar 64 novos casos nos 30 dias do mês de novembro, o que resultou em uma média de mais de dois novos casos por dia, a Coordenadoria da Saúde do município registrou, somente em dezembro, 34 novos positivados nos oito primeiros dias do mês; uma média superior a quatro casos por dia (de 201, no dia 30 de novembro, para 235 no dia 8 de dezembro). Em outubro, foram adicionados 40 casos.

A tendência de alta se confirmou no último boletim divulgado pelo setor de Saúde farturense, no fim da tarde desta terça-feira (8), quando foram somadas 15 novas pessoas com o vírus ativo no organismo aos números oficiais. No momento, há três pacientes hospitalizados, os suspeitos com síndrome gripal subiram para 71 e são 48 pessoas com o coronavírus no corpo (confira abaixo).

PUBLICIDADE

Apesar de municípios vizinhos como Taguaí e Taquarituba terem presenciado uma incidência maior da covid-19 em outros meses da pandemia (o que resulta em um número mais alto de casos totais confirmados; clique nos links a seguir para conferir os boletins de Taguaí e Taquarituba), até a publicação desta nota a cidade taguaiense monitorava apenas 17 pessoas com o vírus no organismo, além de dois internados. Em Taquarituba, eram 36 pessoas em monitoramento e um hospitalizado.

Boletim epidemiológico desta terça-feira (8) em Fartura. (Foto: Divulgação/Coordenadoria da Saúde de Fartura)

No último domingo (6), a Coordenadoria da Saúde de Fartura divulgou ter registrado o terceiro óbito em decorrência da covid-19 no município. Trata-se de um paciente que estava internado, mas faleceu por não resistir às sequelas da doença. Em setembro, outro homem também morreu pelo mesmo motivo. A primeira morte foi registrada logo no início da pandemia, em abril, quando o quadro de um homem integrante do grupo de risco evoluiu rápido e ele faleceu pouco após ser transferido para Avaré.

PUBLICIDADE


[ATUALIZAÇÃO] – No fim da tarde desta quarta-feira (9), a atualização do boletim epidemiológico em Fartura somou dez novos casos de pessoas com o vírus ativo no organismo, além de mais quatro suspeitos. Os internados caíram de três para um.