O outono e inverno são considerados as estações mais secas do ano, e isso exige cuidados redobrados com a hidratação da pele, o maior e mais importante órgão do nosso corpo. Se não tivermos uma pele cuidada e hidratada, uma série de doenças podem aparecer, pois a pele é a barreira do nosso corpo com o meio externo.
Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, a hidratação não só é importante para a pele, mas também para todos os órgãos.
“Pense que a água seria o óleo do motor, se você não mantém essa lubrificação, o motor não funciona normalmente, e 70% do nosso organismo é feito de água, por isso a importância”, explica o dermatologista.
Essa época de outono/inverno, segundo o médico, é o momento de ouro nas clínicas dermatológicas, onde os especialistas “consertam” os estragos causados no verão, os habituais e os reparadores.
“Nós moramos em um país tropical, com sete mil quilômetros de litoral, então existe o hábito de você se bronzear e se queimar. Com isso, aumenta o fotoenvelhecimento, manchas, e o sol que você toma de forma cumulativa, e em pacientes predispostos pode levar ao câncer de pele”, alerta o Dr. Fraga.
O dermatologista explica ainda que esse período mais fresquinho é ideal para fazer os tratamentos mais abrasivos, como lasers e peelings, e redobrar os cuidados com a hidratação da pele, já que o clima fica mais seco.
Além de lavar, hidratar e proteger, é importante manter uma dieta equilibrada, evitando alimentos ricos em gordura, açúcar e priorizando os alimentos frescos.