Devido ao trabalho dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde da cidade de Fartura, além das parcerias realizadas no ano passado e neste ano, os casos positivos de dengue na cidade estão bem mais baixos em 2020. Um ano atrás, o total de casos de dengue era de 244 e, atualmente, são apenas seis.
Os agentes de endemias, juntamente com a supervisora, têm realizado visitas e vistorias em imóveis que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
Foram realizadas vistorias antes do último final de semana (devido à previsão de chuva) em depósitos de materiais de construções, borracharias, no ginásio de esportes municipal e em lugares de espaço aberto que podem ser possíveis criadouros, vistoriados por precaução.
Desde o início da semana, o trabalho se intensificou pelo fato de ter chovido, e o setor de endemias tem recebido denúncias e informações de locais estratégicos.
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e com o fato de que a visita de casa em casa está suspensa temporariamente, os agentes estão atendendo lugares de maior perigo e também conferindo denúncias.
A Vigilância Epidemiológica está passando a cada 15 dias pelos pontos estratégicos já cadastrados (borracharias, recinto, cemitério, etc), e conta com a ajuda do setor de Meio Ambiente no recolhimento destinação correta de pneus.
Em nota enviada à imprensa, os agentes agradeceram aos farturenses pela colaboração em manter seus quintais limpos. Segundo eles, a participação da população nas ações de combate ao aedes aegypti tem sido apontada como um dos principais eixos dos programas de controle de dengue.