A Operação Verão da Defesa Civil é realizada todos os anos, entre 1º de dezembro a 31 de março. (Foto: Defesa Civil/Divulgação)
A Operação Verão da Defesa Civil é realizada todos os anos, entre 1º de dezembro a 31 de março. (Foto: Defesa Civil/Divulgação)


Promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado, o treinamento prático da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2021/2022 (OPOV-21/22) foi realizado nesta terça-feira (9) em Itapeva para equipes da Defesa Civil de Taquarituba.

A oficina possibilitou que os alunos colocassem em prática os conhecimentos obtidos na fase virtual através de exercícios recebidos na Ação de Aparelhamento e vistoria de campo com técnicos do IPT/IPA. Operação e cuidados com a motosserra e com o bote inflável foram parte do treinamento que capacitou 67 agentes municipais.

Durante as oficinas serão ministradas palestras na modalidade de Ensino a Distância (EaD), para os conteúdos teóricos; e, na presencial, aulas práticas para utilização de equipamentos fornecidos aos municípios e para a realização de vistorias de campo.

PUBLICIDADE

A Operação Verão da Defesa Civil é realizada todos os anos, entre 1º de dezembro a 31 de março, período de maior incidência de chuvas, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. É desenvolvida em conjunto com órgãos estaduais e concessionárias de serviços.

Operação e cuidados com a motosserra e com o bote inflável foram parte do treinamento que capacitou 67 agentes municipais. (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

O trabalho envolve o monitoramento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica, vistorias de campo, orientações e atendimentos emergenciais. O objetivo é realizar ações preventivas e manter um sistema de alerta para atendimento de emergências.

PUBLICIDADE

As ações consistem no monitoramento remoto das condições meteorológicas e na apuração das ocorrências que chegam à Central 190. O monitoramento é feito por meio das informações fornecidas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), DAEE e prefeituras.

Os agentes também contam com as previsões de tempo da Defesa Civil Estadual, que abrangem o período de 72 horas. Com as informações disponíveis, o órgão pode decidir enviar equipes para vistoriar áreas de risco no local.

PUBLICIDADE

As inscrições para a OPOV são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo site www.defesacivil.sp.gov.br e estarão disponíveis até março de 2022. Até o momento, 200 pessoas já concluíram a fase virtual.