A Defesa Civil de Fartura divulgou um comunicado na tarde desta quinta-feira (26) no qual alerta e orienta a respeito das queimadas no município.
Todos os anos, a Defesa Civil farturense registra nesta época do ano diversas queimadas, que se espalham e ocasionam problemas. Entre os principais, estão a poluição atmosférica; aumento da temperatura; desaparecimento de áreas verdes; erosão nas margens dos rios; incêndios em residências e áreas comércios; doenças respiratórias, como asma, enfisema pulmonar e bronquite crônica.
Há também o perigo da queimada tornar-se incontrolável e causar destruição de patrimônio ou até corte de energia, caso atinja os fios de alta tensão. Por isso, a Prefeitura de Fartura solicita a colaboração da população para que não realize este tipo de ação, classificada como crime ambiental.
O cidadão pode fazer a sua parte mantendo seu terreno limpo ou orientando o proprietário a fazê-lo, sem utilizar queimada. Também não é recomendado colocar fogo na vegetação ou em folhas secas; neste caso a indicação é produzir composto orgânico.
Outra orientação é não jogar pontas de cigarro e fósforos em áreas com vegetação. Esses materiais devem ser descartados no lixo corretamente.
Em caso de ocorrências, é possível acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil do Município de Fartura pelo telefone (14) 99748-5576.