Projeto fortalece negócios relacionados ao turismo na região de Angra Doce. (Foto: Divulgação)
Projeto fortalece negócios relacionados ao turismo na região de Angra Doce. (Foto: Divulgação)


A CTG Brasil, concessionária de oito usinas hidrelétricas no Rio Paranapanema, em parceria com o Instituto Meio, celebrou nesta quarta-feira (11), em Chavantes, o sucesso do programa Usina de Negócios. O evento de encerramento do programa marcou a conclusão de uma jornada dedicada ao fortalecimento do turismo e ao desenvolvimento local na região da Usina Hidrelétrica Chavantes, conhecida como Angra Doce.

“Fortalecer iniciativas que promovem o empreendedorismo e a geração de renda nas regiões onde a CTG Brasil atua é parte fundamental da nossa estratégia de investimento social. O sucesso do programa Usina de Negócios reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o impacto positivo nas comunidades. Os resultados desta primeira iniciativa em Chavantes demonstram o potencial do turismo na região e o poder transformador de iniciativas bem direcionadas,” afirmou Ronan Max Prochnow, Gerente de Sustentabilidade & ESG da CTG Brasil.

Lançado em maio do ano passado, o programa Usina de Negócios, idealizado pela CTG Brasil e executado pelo Instituto Meio, visou estimular o turismo e fomentar o desenvolvimento das comunidades locais, inicialmente por meio de um Diagnóstico Territorial, pelo qual buscou-se compreender o contexto turístico dos municípios envolvidos.

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Em agosto daquele ano, foi lançado um chamamento nas 15 cidades da área de influência do reservatório da Usina Hidrelétrica Chavantes, buscando propostas relacionadas à formatação de produtos e serviços turísticos, mão de obra especializada, comunicação e infraestrutura de acesso.

Os empreendimentos inscritos passaram por uma análise pautada em critérios, como viabilidade técnica e financeira, potencial de impacto, número de pessoas diretamente beneficiadas, abrangência de atuação e potencial empreendedor. Quatro negócios foram contemplados e receberam um investimento total de R$ 162 mil. Foram eles: EcoBikeTrack, de Ribeirão Claro (PR); Camping Pedrinha e Yacy Ecoturismo, de Piraju (SP), e Santa Fé Lazer e Conhecimento, de Itaporanga (SP).

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Em fevereiro de 2024, foram realizadas duas oficinas de planejamento estratégico, que resultaram na criação de planos de ação individualizados focados no fortalecimento de negócios e na promoção da cadeia turística local. Os investimentos (R$ 40,5 mil em cada empreendimento) foram direcionados para melhorias em comunicação, infraestrutura, equipamentos e desenvolvimento de novos produtos turísticos.

Entre os resultados alcançados, destacam-se a criação de dois novos sites, quatro vídeos de divulgação, três novas atrações e roteiros turísticos e a inauguração de um novo mercado de turismo aquático com a introdução de caiaques.

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De acordo com Lars Diederichsen, fundador do Instituto Meio, os quatro empreendimentos participantes registraram um crescimento médio de 60% do faturamento registrado de fevereiro até agosto de 2024, comparado com o faturamento médio reportado pelos participantes referente ao ano de 2023, evidenciando o impacto positivo das melhorias realizadas. Com o encerramento do projeto, a expectativa é que o turismo em Angra Doce continue a se desenvolver e a gerar benefícios significativos para a região no próximo ano.

“Os empreendimentos estão agora preparados para colher os frutos das melhorias implementadas, contribuindo para o fortalecimento da cadeia turística em Angra Doce e promovendo uma atuação em rede. O impacto positivo no faturamento dos negócios deverá ser ainda mais significativo no próximo ano, abrangendo o novo ciclo turístico”, afirmou o fundador do Instituto Meio.