Cidade de Fartura. (Foto: Reprodução/YouTube/Altitude)
Cidade de Fartura. (Foto: Reprodução/YouTube/Altitude)


A cidade de Fartura vive o momento mais delicado desde o início da pandemia, uma vez que atingiu a marca de 92 pessoas com o vírus ativo no organismo nesta sexta-feira (11), em boletim que adicionou nada menos que 32 novos casos em monitoramento em sua última atualização.

Os números já vinham subindo no mês de novembro, que teve uma média superior a dois novos casos por dia (64 em um mês), uma alta considerável em relação a outubro (40). Neste mês de dezembro, porém, o ritmo da pandemia acelerou de forma ainda mais significativa, uma vez que, do dia 30 de novembro até ontem (11), a Coordenadoria da Saúde adicionou 85 novos casos ao número total de confirmados – alguns deles já recuperados, importante ressaltar.

No entanto, em nenhum outro momento da pandemia o município farturense monitorou tantas pessoas positivadas e com sintomas ao mesmo tempo. Há ainda 70 suspeitos, que aguardam o resultado de exame.

PUBLICIDADE

Em comparação com cidades próximas, a situação em Fartura mostra-se muito mais complicada. Em Taguaí, por exemplo, são 22 pessoas com o vírus ativo no corpo, enquanto em Taquarituba 27 positivados estão em quarentena, com sintomas. Essas cidades possuem um número total de casos maior, uma vez que enfrentaram o aumento na incidência da covid-19 em outros momentos da pandemia. (clique nos links a seguir para conferir os boletins em Taguaí e Taquarituba).

Boletim desta sexta-feira (11) em Fartura. (Foto: Divulgação/Coordenadoria da Saúde de Fartura)

A Coordenadoria Municipal da Saúde divulgou no último domingo (6) ter registrado mais um óbito em decorrência da covid-19 no município. Trata-se da terceira morte causada pela doença na cidade. Foi o segundo óbito causado por sequelas da covid-19 em um morador de Fartura, e até então ele estava internado.

PUBLICIDADE

Estado restringe bares e restaurantes

Por causa do aumento do número de casos, óbitos e de internações por covid-19, o governo de São Paulo anunciou ontem (11) uma série de medidas para tentar conter a formação de aglomerações no estado, principalmente com as compras e festas de Natal. As medidas vão valer a partir deste sábado (12).

Entre as medidas anunciadas em entrevista coletiva, está o aumento da restrição no lazer noturno, onde ocorrem muitas aglomerações.

PUBLICIDADE

Por isso, bares vão funcionar até as 20h, com mesas de até seis pessoas, podendo servir apenas clientes sentados e com capacidade de 40%. Antes, eles poderiam funcionar até as 22h, permitindo a permanência de seus clientes no local até as 23h.

Já os restaurantes vão poder funcionar até as 22h, mantendo a capacidade de 40% do público, clientes sentados e mesa até seis pessoas, com a diferença de que a venda de bebida alcoólica será restrita no local, podendo ocorrer somente até as 20h. Após esse horário, não será mais permitida a comercialização de bebida alcóolica.