Rua Barão do Rio Branco, a 'rua do comércio' de Fartura. (Foto: Portal 014)
Rua Barão do Rio Branco, a 'rua do comércio' de Fartura. (Foto: Portal 014)


A Coordenadoria da Saúde do município de Fartura informou nesta quinta-feira (19) via comunicado que não procede a informação de que um carro de som está anunciando o retorno do fechamento do comércio (lockdown) pelas ruas da cidade.

“Não é de nosso conhecimento o carro de som que está passando nas ruas anunciando o fechamento do comércio novamente, bem como não houve alteração no Plano São Paulo e no decreto municipal. Isso é fake news”, diz a nota. A Prefeitura Municipal também divulgou um comunicado abordando o assunto (confira abaixo).

A mensagem divulgada pelo setor de Saúde farturense ainda ressalta a importância da manutenção do uso de máscaras e álcool em gel e da higienização correta das mãos, do distanciamento social e da necessidade de se evitar aglomerações. “Na presença de qualquer sintoma gripal, procurar a unidade ESF São Caetano para atendimento”, completa.

PUBLICIDADE

De acordo com o boletim epidemiológico referente à noite desta quarta-feira (18), há 18 pessoas com o vírus ativo no organismo sendo monitoradas pela Coordenadoria da Saúde em Fartura. Foram registrados até o momento 170 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia.

Quarentena é prorrogada e atualização do Plano SP é adiada

O governador João Doria (PSDB) anunciou, na última segunda (16), o adiamento da nova atualização do Plano SP para o dia 30 de novembro. Segundo o governo estadual, a medida foi necessária em razão de instabilidade nos dados sobre óbitos e casos graves de coronavírus, provocada por falhas no sistema SIVEP do Governo Federal.

PUBLICIDADE

No mesmo dia, o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, fez um alerta para o crescimento de estatísticas de internação pelo coronavírus em São Paulo. Segundo dados apresentados por ele, houve um aumento de 18% no número de internados, tanto na rede pública quanto no sistema privado.

Os números, porém, são comparados com a semana epidemiológica 45, quando os dados foram os menores do Plano São Paulo. O governo estadual publicou no dia seguinte (17) um decreto em que prorroga a quarentena até o dia 16 de dezembro.

PUBLICIDADE

Conforme consta no texto, o funcionamento de comércios e serviços continuará seguindo o determinado pelo Plano São Paulo (Decreto 64.994), com classificação sem alteração até 30 de novembro, mantendo as regiões do estado nas fases amarela ou verde – a região da cidade de Fartura, que faz parte do DRS Bauru, está na fase amarela.

Equipe do governo de São Paulo durante coletiva nesta segunda (16). (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)
Equipe do governo de São Paulo durante coletiva nesta segunda (16). (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)