Imagem ilustrativa. (Foto: Pixabay)
Imagem ilustrativa. (Foto: Pixabay)


Neste sábado (5), foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data, em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) realizava um dos eventos mais importantes sobre meio ambiente em Estocolmo, na Suécia, onde o futuro ecológico do planeta fora discutido em uma audiência.

Segundo a atual administração municipal, o município de Fartura trabalha a importância desta pauta junto à população. De acordo com a engenheira ambiental, Nanúbia Barreto, inúmeros projetos são desenvolvidos pela Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente.

Vistoria das fossas sépticas

Nanúbia contou que nesta sexta-feira (4), em razão da data comemorativa, foi promovida a vistoria das fossas sépticas na zona rural. “Com isso, garantimos a preservação dos solos e das águas do município”, comenta. As análises foram sucesso e a equipe responsável descobriu que há muitas pessoas preocupadas com meio ambiente no em Fartura, o que traz um certo alívio para os responsáveis pela causa.

PUBLICIDADE

Plantio de árvores nativas

Nesta segunda-feira (7), haverá plantio em área de risco no município, também em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento envolve a Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Sabesp. “São 100 mudas de árvores nativas para recuperar uma área de margem do Ribeirão dos Veados, localizado na Vila de Fátima”, enfatiza Nanúbia. A área, de acordo com ela, era uma residência que estava em condições de risco de alagamentos ou desabamento às margens do Ribeirão.

Doação de mudas

A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente continua com o projeto de doações de mudas para produtores rurais, que possuem nascentes em suas propriedades. “Este projeto também receberá doações de mudas da Sabesp”, conta Nanúbia. As espécies doadas pela Coordenadoria são de Ingá, Sandra d’água, Amora, Aroeira Pimenteira, entre outras.

PUBLICIDADE

Mais de 300 mudas já foram disponibilizadas. Elas são produzidas por Paulo Frederico Martins e José Leonardo, na Chácara Municipal.

Os proprietários de terras que tiverem interesse podem procurar pela Coordenadoria, pessoalmente, ou pelo telefone (14) 3382-1792. “A melhor opção para se ter água limpa em quantidade e qualidade é a preservação das nascentes”, concluiu Nanúbia.

PUBLICIDADE