A Prefeitura Municipal de Fartura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente do município, está cedendo mudas para recuperar as nascentes dos córregos e ribeirões do município.
A engenheira ambiental, Nanúbia Barreto, informou que, para a retirada, os produtores rurais devem ir até a sede da coordenadoria, na Chácara Municipal. Será realizado um cadastro para que o setor acompanhe o plantio das mudas e a situação de cada nascente. “O objetivo é fazer um diagnóstico e auxiliar o produtor na recuperação e preservação das nascentes”, explicou Nanúbia.
Outros benefícios também foram elencados por ela, como a recuperação da qualidade da água e da vazão dos rios. “É comum no período de estiagem de chuvas os proprietários procurarem a coordenadoria em busca de água”, continuou. Com este projeto, a meta é eliminar o problema das propriedades rurais do município a longo prazo.
As mudas são indicadas especialmente para recuperar as nascentes, sendo as principais ingá, aroeira pimenteira, sangra d’água, amoreira, entre outras. Em Fartura, de acordo com a Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, os principais afluentes são o Córrego do Seminário, o Ribeirão do Veado, o Ribeirão Fartura, o Córrego Lavapés, o Córrego Pinheirinho, o Córrego dos Pachecos, além de outros que nascem no município e deságuam no Ribeirão Fartura.
A partir desta terça-feira (09), os proprietários podem fazer a retirada das mudas. Nanúbia lembrou que a preservação é um trabalho realizado em longo prazo, porém auxilia os produtores a terem água durante todas as estações do ano.
A produção das mudas é feita pelos servidores da Chácara Municipal, sendo o responsável Paulo Frederico Martins. Também trabalham no desenvolvimento do projeto José Leonardo Valério da Silveira e Antônio Benedito Leonor (Frente de Trabalho). “Trabalhamos com muito amor”, salientou Antônio e Paulo.
Outra novidade diz respeito à produção de mudas para calçadas. Nesse mês, já foram produzidos mais de 1.000 exemplares de oiti, a serem disponibilizadas para a população. Essas são árvores adequadas para calçadas e passeios. “Também oferecemos ervas medicinais, que os cidadãos podem solicitar para plantarem em casa”, conta Paulo.
Para mais informações, o telefone para contato é o (14) 3382-1792.