Após o aumento recente no número de casos suspeitos de covid-19 em Fartura, a coordenadora de Saúde do município, Regiane Medeiros, pediu colaboração por parte da população para evitar a maior disseminação do vírus na cidade por meio de uma publicação nas redes sociais que foi amplamente compartilhada.

“Os números estão aumentando, as festas continuam acontecendo. As pessoas continuam viajando ou recebendo parentes em casa”, compartilhou a coordenadora em seu perfil pessoal nas redes sociais. “Máscara virou um tipo de acessório para o pescoço.”

A cidade de Fartura até o momento registrou 29 casos positivos da doença causada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Desses, 28 já se recuperaram e um paciente integrante do grupo de risco infelizmente veio a falecer, logo no início do mês de abril.

PUBLICIDADE

No último domingo (12), o boletim epidemiológico municipal chegou a informar a inexistência de casos suspeitos na cidade. No entanto, desde então o setor de Saúde farturense contabilizou mais de 20 suspeitos de covid-19 – na segunda (13), eram apenas quatro, enquanto dois dias depois o número saltou para 24.

Boletim mais recente em Fartura. No último domingo (12), não havia nenhum suspeito. (Foto: Divulgação)

“O vírus não circula sozinho! A fiscalização está nas ruas desde o início, basta querer ver. Basta querer ouvir e seguir as orientações que são dadas. Carro de som nas ruas não é mais um barulho, são informações a serem seguidas! Toda a equipe de Saúde tem trabalhado duro, mas não depende só de nós”, concluiu a publicação compartilhada por Regiane. Durante participação no Jornal Nova Voz, nesta manhã, ela explicou que o texto é uma corrente divulgada na internet.

PUBLICIDADE

A mesma publicação foi compartilhada por integrantes do setor de saúde farturense (como a enfermeira Marilisa Garcia), por cidadãos de cidades da região e também por Natali Fonseca, coordenadora de Saúde de Taquarituba. Segundo Natali, vários dos novos casos que o município registrou nesta semana são pessoas que convivem com infectados, o que demonstra que o isolamento domiciliar não está sendo cumprido de maneira adequada.

De acordo com a atualização mais recente, divulgada na manhã desta quinta (16), o número de confirmados em Taquarituba saltou de 23 para 28 nesta semana, e mais de 20 novas notificações foram recebidas. Dos 28 casos positivos, 20 já se recuperaram e oito estão em processo de recuperação. Dois deles, porém, estão internados em Botucatu.

PUBLICIDADE


*[ATUALIZAÇÃO] – Ainda nesta quinta-feira (16), um novo boletim em Fartura informava que a cidade registrou mais um caso positivo (totalizando 30). O número de suspeitos caiu para 11.