O time de futebol de várzea de Fartura Amigos sem Evaldo FC surgiu da união de um grupo de amigos sem grandes pretensões, mas recentemente se tornou uma marca entre a galera jovem da cidade e é sempre lembrado por muitos farturenses que acompanham as redes sociais da equipe.

Tanto no Facebook como no Instagram, os integrantes do time interagem com os seguidores e estão sempre ativos nas redes. Em tempos de pandemia, eles ainda estão fazendo lives com jogadores profissionais, que dedicam um pouco do tempo deles para dividir suas experiências dentro das quatro linhas com o pessoal do interior.

Em uma dessas entrevistas, participou o ex-jogador profissional Marcelo Rocha, que atuou pelo Flamengo no início dos anos 2000, além de passagens pelas seleções de base sub-17 e sub-20. Falaram também com o técnico Wilson Fernandes, de Taquarituba; e com os farturenses Maryel Garbelotti (professor de Educação Física e ex-goleiro); Antonio Ivo, o popular “Ivão” (professor de Educação Física e técnico de futebol); além de Miro Futkar (professor de Karatê e técnico de futebol).

PUBLICIDADE
Uma das primeiras fotos da equipe. (Foto: Divulgação)

No entanto, outros dois vídeos com ex-jogadores famosos mandando recentemente um recado para o pessoal do Amigos Sem Evaldo ganharam destaque e viralizaram nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Primeiro, o ex-atacante Giovane Élber gravou uma mensagem vestindo o manto verde da equipe, parabenizando o time e desejando muito sucesso. Conhecido pelos mais velhos e ídolo na Alemanha, Élber teve uma carreira vitoriosa no futebol: com grande passagem pelo Bayern de Munique (ALE) (onde foi campeão da UEFA Champions League 2000/2001), ele ainda jogou no Grasshopper (SUI), Stuttgart (ALE), Lyon (FRA), Borussia Mönchengladbach (ALE) e Cruzeiro, além de passagens pela seleção brasileira principal.

PUBLICIDADE

O folclórico ex-meia Perdigão foi outro boleiro famoso que fez um vídeo enaltecendo o time de várzea farturense. Ele ganhou notoriedade no futebol após ser campeão mundial com o Internacional, em 2006, mas também marcou época no Corinthians, além de outras equipes e seleção de base.

Formação mais recente do Amigos sem Evaldo. (Foto: Divulgação)

A origem do nome

Os dirigentes da equipe destacam um fato engraçado e que mudou a história do time e de seu nome. Em meados de 2011, um grupo de amigos foi participar de um torneio que costumava ter no campo do bairro Areias, no fim de semana em que ocorria a festa do bairro. O time chegou para disputa do torneio sem nome definido e, ao ser perguntado pela organização, um amigo (Wiliam Martins) disse que seria Amigos do Evaldo. “Todos aceitaram e participamos do torneio naquele fim de semana”, contam. Inicialmente, o nome vingou e eles participaram de diversos campeonatos como Amigos do Evaldo.

PUBLICIDADE

“Evaldo era jogador do time. Até que, em um belo dia, ele sumiu e não nos confirmava presença em um campeonato que aconteceria no Campão. Ficamos meio desconfiados e, ao iniciarmos o campeonato, vimos que ele havia assinado com outra equipe. Como forma de devolver a ‘trairagem’ cometida pelo Evaldo, mudamos o nome da equipe para Amigos SEM Evaldo e o mantivemos até hoje. A troca de nome foi em 2015”, contam os dirigentes sem esconder as risadas.

Posteriormente, Evaldo – mais conhecido na cidade como “Karneiro” – retornou à equipe como membro da diretoria, mas a marca Amigos sem Evaldo já estava consolidada. Restou ainda o carneirinho eternizado no escudo do clube, com design inspirado no da Chapecoense.

Mais uma antiga formação da equipe farturense. (Foto: Divulgação)

Merchandising

Antes da pandemia, a equipe tinha promovido alguns eventos que contaram com atrações musicais e bom público, sem o intuito de obter lucro. O objetivo foi reunir os membros da equipe, amigos e familiares para confraternizarem todos juntos.

O uniforme do Amigos sem Evaldo é considerado um dos mais bonitos da várzea da região; frequentemente recebe elogios de interessados em adquiri-lo. Além das camisas do time, tem ainda bonés e canecas à venda. A mais recente novidade para quem é fã da equipe é a carteirinha de sócio torcedor, que dá descontos nas compras em empresas locais parceiras da iniciativa.

Alguns dos produtos comercializados pelo time. (Foto: Divulgação)

Equipe

Os diretores do Amigos sem Evaldo são: Evaldo Pereira (Karneiro), que integra a comissão técnica, ajuda na entrega dos produtos e foi a fonte de inspiração para o nome do time; Everton Oliveira (Tom) é o técnico, um dos responsáveis pelas mídias sociais e pela criação dos produtos; Nykollas Oliveira (Japa) é o camisa 10 do time, um dos responsáveis pelas mídias sociais e pela criação dos produtos; Miderson Oliveira (Midão) é o camisa 9, um dos fundadores do clube e atuante em boa parte das decisões.

A equipe já teve diversas formações, tendo se destacado nas competições municipais e regionais de futebol de campo e society. “Ao longo dessa nossa trajetória, nosso time teve diversos jogadores que contribuíram para o nosso desenvolvimento, crescimento e, principalmente, para nossa união, pois a grande maioria ainda tem ligação com o clube de alguma forma”, resume o técnico Tom.

Os diretores do time: Tom, Japa, Midão e Karneiro. (Foto: Divulgação)