O celular é o aparelho eletrônico mais usado hoje em dia e é comum ouvirmos por aí a respeito de algumas formas de como cuidar dele, ou o melhor jeito de usar o aparelho.
Porém, devemos ficar atentos, pois existem alguns mitos disfarçados que podem prejudicar o celular ao invés de cuidar.
Neste texto, a Maycon Freitas Assistência Técnica reuniu 8 mitos e verdades sobre o cuidado com o celular e esclareceu cada um deles. Confira:
1) Celular caiu na água, o arroz resolve?
MITO! O arroz pode sim ajudar a enxugar a umidade que está na superfície do aparelho, mas internamente ainda continuará úmido, e com o tempo seu aparelho pode vir apresentar problemas gerados pela oxidação que não foi resolvida. Então, quando seu aparelho cair na água, desligue imediatamente e leve em uma assistência o quanto antes para os reparos necessários na parte interna, com o banho químico.
2) Aparelho à prova d’água?
MITO! Mesmo que um celular seja vendido como à prova d’água, muitos deles não são 100% resistentes à água.
A maioria são resistentes a respingos, mas não quer dizer que o telefone possa ficar submerso. Para estes casos, a própria garantia não cobre danos causados pela água ou qualquer outro líquido, caso submerso.
E mesmo para aqueles que têm resistência ao mergulho, há restrições quanto ao tempo e profundidade na especificação de cada modelo e é responsabilidade do usuário se informar a respeito antes de utilizá-lo.
Lembrando que a exposição prolongada à água pode causar danos irreparáveis no seu aparelho.
3) Tela trincada prejudica o funcionamento do aparelho?
VERDADE! Quando surge um trinco, ele pode aumentar conforme o uso e danificar o LCD e até mesmo a placa no caso de entrar sujeira ou umidade, já que o vidro também é uma proteção para parte interna do aparelho. Além disso, se chegar a soltar cacos, pode machucar.
Muitos entram em desespero quando trincam achando que já vai ter que trocar a tela toda, mas há uma grande chance de trocar apenas o vidro e diminuir significativamente o valor do conserto. Não são todas as assistências que possuem este tipo de serviço, pois deve ser feito numa máquina específica, porém a assistência Maycon Freitas realiza esta tentativa da troca apenas do touch.
4) Precisa deixar o celular atingir 0% (zerar a bateria) para carregar?
MITO! Ao deixar seu aparelho zerar a bateria todas as vezes para carregar, você está prejudicando a vida útil dela, diminuindo os ciclos de vida dela. Com a frequência, pode perder a força para ligar o aparelho, precisando assim ser feita a ativação da bateria e diminuir significativamente o tempo de uso.
5) Celular tem vírus?
MITO e VERDADE! O celular não possui vírus como os de computador, o que acontece são aplicativos que, através de sites não seguros, instalam mecanismos disfarçados de antivírus no seu aparelho. Com o decorrer do tempo, esses apps vão mandando notificações pedindo a instalação de mais aplicativos semelhantes, virando uma bola de neve e travando de vez o telefone.
Até existem alguns casos de vírus que roubam senhas, mas são bem específicos. O ideal é evitar sites não confiáveis e evitar também instalar aplicativos fora do Apple Store ou Google Store.
6) Aplicativos de antivírus e limpeza gratuitos prejudicam o desempenho do aparelho?
VERDADE! A maioria desses aplicativos acabam prejudicando seu celular, principalmente os gratuitos, pois quando baixados, enviam propagandas incentivando a baixar outros aplicativos da mesma categoria para compensar o uso sem custo. Além de não ter uma melhora comprovada, podem prejudicar ainda mais.
7) Só pode usar o carregador original do aparelho?
MITO! É importante sempre usar carregador e cabos de qualidade no seu celular, que não precisam ser necessariamente os originais – de preferência de mesma potência do carregador que veio com o celular (padrão ou turbo).
O correto é evitar usar carregadores “baratinhos”, pois esses, sim, podem danificar a bateria e o conector do seu celular.
8) Mexer enquanto carrega danifica o aparelho?
VERDADE! Este hábito prejudica a bateria e o conector. No caso da bateria, ela está descarregando quando utilizada e entrando carga do outro lado, com o tempo ela perde o controle de carga e acaba “viciando”. Com relação ao conector, ele é forçado enquanto utilizado na tomada e vai perdendo a resistência, deixando de carregar corretamente. Portanto, é necessário evitar ao máximo utilizar o celular enquanto ele carrega.
Caso você tenha mais alguma dúvida a respeito desses assuntos, mande uma mensagem no nosso WhatsApp da Maycon Freitas Assistência Técnica, (14) 99819-2033, procure a loja nas redes sociais ou faça uma visita ao estabelecimento, na Rua Barão do Rio Branco, 229, Centro de Fartura.
* Conteúdo produzido em parceria com a Maycon Freitas Assistência Técnica.