Segundo a polícia, cerca de 120 pessoas e 70 veículos participaram do ato. (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
Segundo a polícia, cerca de 120 pessoas e 70 veículos participaram do ato. (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)


Comerciantes de diversas cidades da região realizaram na manhã desta quarta-feira (24) uma manifestação pela reabertura do comércio em suas respectivas cidades. O protesto foi realizado entre os cruzamentos das rodovias Raposo Tavares (SP-270) e João Mellão (SP-255), próximo ao Posto Trevo, entre Itaí e Avaré.

Segundo os organizadores, o principal objetivo da manifestação é a garantia de emprego dos trabalhadores e a manutenção dos comércios neste período de crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Os participantes também frisaram que a manifestação respeitou as medidas preventivas contra a covid-19.

PUBLICIDADE

Segundo dados oficiais da Polícia Militar Rodoviária, cerca de 120 pessoas e 70 veículos participaram do ato. O 1º Tenente PM Caiares destacou que tudo ocorreu dentro da normalidade, sem maiores problemas.

Manifestantes escolheram as cores da bandeira do Brasil para representá-los. (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

Representantes das associações comerciais de Piraju, Avaré, Fartura, Itaí, Taguaí e outros municípios estiverem presentes no ato. Segundo os presidentes das associações, o protesto teve como finalidade sensibilizar o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), a reabrir todos os comércios, pois, de acordo com eles, toda atividade é essencial.

PUBLICIDADE

Devido ao cenário cada vez mais preocupante do sistema de saúde regional, recentemente a Defensoria Pública da União (DPU) havia ingressado com uma ação civil pública contra o estado de SP e os 68 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru para que sejam adotadas medidas ainda mais restritivas do que as previstas na fase emergencial, vigente no momento em todo o estado. Ainda nesta quarta (24), porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu a solicitação.

Há, ainda, a possibilidade da Amvapa (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema) decidir por fazer um lockdown regional em breve, medida que seria adotada em várias cidades ao mesmo tempo. A hipótese foi revelada em comunicado da prefeitura de Itaí que informava que, devido ao fato dos cidadãos terem se deslocado para outros municípios que não estavam tão restritos, o lockdown que estava previsto para o próximo fim de semana foi cancelado na cidade.

PUBLICIDADE