Suplicy durante o encontro em Fartura. (Foto: Portal 014)
Suplicy durante o encontro em Fartura. (Foto: Portal 014)


Atual vereador de São Paulo e candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Eduardo Suplicy esteve na região cumprindo agenda nas cidades de Fartura e Taquarituba, além de municípios maiores, como Bauru e Avaré, na semana passada.

Ex-senador pelo estado paulista por três mandatos consecutivos, Suplicy dedicou todo o breve tempo em que esteve nas cidades da região para divulgar a sua proposta da Renda Básica de Cidadania, que é abordada em um livro escrito por ele que também foi doado aos presentes.

Em Fartura, com referências a lideranças como Martin Luther King e a artistas que vão desde Bob Dylan até Racionais MC’s, o candidato contou a origem da proposta da renda básica, ainda antes da democratização, e como ela foi tomando forma ao longo dos anos, sendo apresentada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na época de sua gestão, tornando-se um embrião dos primeiros programas assistencialistas de nível nacional que deram origem ao Bolsa Família, consolidado durante o governo Lula.

PUBLICIDADE

Suplicy também detalhou como teve contato com a pauta da desigualdade social quando ainda era jovem, oriundo de uma das mais tradicionais famílias da cidade de São Paulo, e em suas viagens pelo mundo afora. O olhar para a desigualdade faz parte da formação do político desde a infância e adolescência.

O candidato autografou e doou livros aos presentes. (Foto: Portal 014)

“A renda mínima corta um dos principais elos da pobreza”, afirmou o candidato, explicando como a falta de dignidade, traduzida como o direito à escolha proporcionado a quem tem condições financeiras para tal, pode se tornar o cerceamento das liberdades individuais em pleno século XXI.

PUBLICIDADE

Além disso, o petista frisou mais de uma vez que defende a justiça social e a transformação da sociedade sem a utilização de medidas violentas para alcançar esses objetivos.

Renda Básica Universal

O princípio da Renda Básica Universal, principal bandeira defendida pelo candidato, corresponde a uma quantia paga em dinheiro a cada cidadão pertencente a uma região ou nação, com o objetivo de propiciar a todos a garantia de satisfação de suas necessidades básicas.

PUBLICIDADE

O projeto de Suplicy defende a implantação incondicional da renda básica. O valor seria distribuído pelo poder público de forma igualitária a todos, não importando o nível social ou disposição para o trabalho de quem recebe.

Antes de terminar a sua participação, ele contou que esteve recentemente em um evento com o ex-presidente Lula, candidato a presidente nas eleições deste ano e líder nas pesquisas de intenção de voto, e que o companheiro de partido o cumprimentou e prometeu que, se eleito for, irá implementar a proposta no país.

Suplicy posa com apoiadores em Fartura. (Foto: Reprodução/Facebook/Notícias de Fartura)