Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação)
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação)


Boa parte da grande safra de café que o Paraná espera produzir em 2024 (entre 700 e 750 mil sacas) deve sair de Carlópolis, no Norte Pioneiro.

O município é o maior produtor de café do Paraná hoje. Ele colheu 6.872 toneladas do grão em quase 5 mil hectares de terras em 2022, segundo levantamento realizado pelo Deral (Departamento de Economia Rural), órgão ligado à Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento).

A produção nesse município representou 23,5% do VBP (Valor Bruto de Produção) da cultura do café em todo o Estado, alcançando R$ 114,4 milhões. O VBP estadual do café em 2022 ficou em 486,8 milhões.

PUBLICIDADE

Em segundo lugar do ranking estadual na produção de café está Pinhalão, com 3.248 toneladas de café produzidas em 2.195 hectares de terras em 2022 e participação de 11% no VBP estadual da cultura.

Otávio Oliveira da Luz, coordenador estadual do Projeto Café do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural)-PR, explica que um dos motivos para o destaque de Carlópolis na produção de café é a execução de um plano bemestruturado de desenvolvimento da cultura.

PUBLICIDADE

“Montamos há cerca de 25 anos um plano municipal de desenvolvimento da cafeicultura, com parcerias com prefeitura, sindicato, associações e agentes de crédito. Treinamos quase 400 cafeicultores em parceria com o Senar no plantio de café, técnicas. Treinamos bastante e acompanhamos em campo”, lista.

Aprendizado em outros centros

Os produtores são levados a outros centros com frequência, como Minas Gerais e Espírito Santo, para se atualizarem na questão técnica.

PUBLICIDADE

Com cerca de 15 mil habitantes, Carlópolis conta hoje com 700 produtores de café. A atividade gera 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.

“Boa parte da produção vai para a exportação por meio das cooperativas. Hoje, a Capal está muito forte na comercialização, com equipe técnica que presta um atendimento muito bom”, destaca o técnico.