Cristal foi abandonada em Fartura em maio de 2013. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)
Cristal foi abandonada em Fartura em maio de 2013. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)


A equipe da Clínica Veterinária do município de Fartura está recebendo inúmeras denúncias sobre proprietários que estão abandonando animais de estimação pelas ruas do município. Alguns são de raças consideradas agressivas e trazem risco principalmente a crianças, idosos e ainda à saúde pública.

O abandono desses bichinhos é um problema grave. Muitas pessoas adotam filhotes, sem considerar as reais responsabilidades de ter um animal de estimação, e depois de algum tempo, simplesmente abandonam o pet.

A equipe da Clínica Veterinária de Fartura considera o abandono de cachorro um ato cruel e desumano. Além de causar sofrimento ao animal, também pode causar problemas de saúde pública, como a proliferação de doenças transmitidas por animais abandonados.

PUBLICIDADE

É importante lembrar que os animais são seres vivos que possuem sentimentos e necessidades. Todos precisam de alimentação adequada, cuidados veterinários, exercícios físicos e carinho. E para isso se dá o nome de Posse Responsável.

Se você está pensando em adotar um cachorro, é muito importante que se prepare para as responsabilidades que virão junto com essa decisão. Certifique-se de que terá tempo e recursos financeiros suficientes para oferecer ao animal uma vida digna e feliz.

PUBLICIDADE

Se já tem um cachorro e está enfrentando dificuldades para cuidar dele, não desista ou, se não for possível mantê-lo, procure alguém que tenha mais condições, e nunca abandone o animal. Lembrando que a Clínica Veterinária oferece castração gratuita. Abandonar o animal, além de ser cruel, é crime e pode gerar detenção de três meses a um ano, e multa, de acordo com o Artigo 32 da Lei Federal nº 9605.

A prefeitura de Fartura ressaltou o abandono é um ato de covardia e falta de humanidade. “Faça a sua parte para mudar essa triste realidade e conscientize aqueles que estão à sua volta sobre a importância de respeitar e cuidar dos nossos amigos de quatro patas”, publicou.

PUBLICIDADE