Cidades da região de Itapetininga, no interior de São Paulo, registraram índices preocupantes de umidade relativa do ar na tarde desta terça-feira (20). Os dados são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
Entre os municípios mais afetados estão Itaí e Arandu, que apresentaram os menores índices, com 12,3% e 12,8%, respectivamente. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 60%.
Outras cidades da região também enfrentaram um clima árido nesta terça-feira. Em Taquarituba, a umidade chegou a 14%, enquanto Tatuí registrou 16,7%.
Em Itapetininga, a estação meteorológica registrou uma mínima de 29,6% às 14h, porém, devido a uma falha técnica, os dados não foram atualizados. O índice pode ter caído ainda mais durante a tarde.
Alerta
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado (CGE) emitiu um alerta via SMS 40199 para 16 regiões do estado de São Paulo sobre o risco de incêndios florestais. De acordo com especialistas, na região de Itapetininga os termômetros podem passar dos 35°C nos próximos dias, em pleno inverno.
O texto do SMS da Defesa Civil trazia a seguinte recomendação: “Risco elevado para incêndios florestais na região. Redobre a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime ambiental!”.
Receberam a mensagem usuários cadastrados nas seguintes regiões: Capital, Região Metropolitana de SP, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Jose dos Campos, São Jose do Rio Preto e Sorocaba.