(Foto: Arquivo pessoal)
Emilyn tem 34 anos e passou por três universidades públicas brasileiras antes de estudar nos Estados Unidos. (Foto: Arquivo pessoal)


Foi notícia na região de Fartura a conquista da bióloga Emilyn Matsumura, que cresceu na cidade de aproximadamente 15 mil habitantes e foi aprovada recentemente em uma vaga para atuar como professora e cientista no laboratório de virologia da Universidade de Wageningen, na Holanda.

Campus da Universidade de Califórnia fica localizado na cidade de Davis. (Foto: Arquivo pessoal)

Formada em Biologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutorado em Genética pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Dra. Emilyn ainda fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, na cidade de Davis, nos Estados Unidos, onde morou durante quatro anos.

A pesquisadora durante participação na IRCHLB, conferência internacional de estudos sobre a doença HLB (também chamada de greening). (Foto: Arquivo pessoal/Michael Alvarez)

A cientista de 34 anos viveu em Fartura durante a infância e a adolescência, e estudou em várias escolas da cidade, como Coronel Marcos Ribeiro, João Batista de Oliveira e Colégio Educacional de Fartura (CEFAR). 

PUBLICIDADE

Depois de muita dedicação ao longo dos anos de carreira, a conquista de Emy – como é conhecida pelos mais próximos – foi destaque na imprensa local no fim de semana. Em suas redes sociais, ela contou que sua mãe, a cabeleireira Maria Dognani, distribuiu exemplares do jornal impresso aos parentes e amigos de infância para a posteridade. “Maior fã e incentivadora de todos os tempos!”, escreveu. Ao Portal 014, a pesquisadora contou que o incentivo e o apoio da família foram fundamentais para que não desistisse da carreira acadêmica e científica. 

Dra. Emilyn e sua mãe, Maria Dognani. (Foto: Arquivo pessoal)