Foi notícia na região de Fartura a conquista da bióloga Emilyn Matsumura, que cresceu na cidade de aproximadamente 15 mil habitantes e foi aprovada recentemente em uma vaga para atuar como professora e cientista no laboratório de virologia da Universidade de Wageningen, na Holanda.
Formada em Biologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutorado em Genética pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Dra. Emilyn ainda fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, na cidade de Davis, nos Estados Unidos, onde morou durante quatro anos.
A cientista de 34 anos viveu em Fartura durante a infância e a adolescência, e estudou em várias escolas da cidade, como Coronel Marcos Ribeiro, João Batista de Oliveira e Colégio Educacional de Fartura (CEFAR).
Depois de muita dedicação ao longo dos anos de carreira, a conquista de Emy – como é conhecida pelos mais próximos – foi destaque na imprensa local no fim de semana. Em suas redes sociais, ela contou que sua mãe, a cabeleireira Maria Dognani, distribuiu exemplares do jornal impresso aos parentes e amigos de infância para a posteridade. “Maior fã e incentivadora de todos os tempos!”, escreveu. Ao Portal 014, a pesquisadora contou que o incentivo e o apoio da família foram fundamentais para que não desistisse da carreira acadêmica e científica.