Ataques como o que ocorreu recentemente em Blumenau (SC) motivaram as ações de segurança na região. (Foto: A Voz do Vale)
Ataques como o que ocorreu recentemente em Blumenau (SC) motivaram as ações de segurança na região. (Foto: A Voz do Vale)


As prefeituras de Arandu, Cerqueira César e Paranapanema anunciaram uma série de medidas para reforçar a segurança das escolas municipais da região. As ações ocorrem após o ataque que deixou quatro crianças mortas em Blumenau (SC), na última semana – período em que a Polícia Civil do estado de SP registrou quase 300 ameaças a unidades de ensino –, além do ataque que vitimou uma professora na Vila Sônia, na capital paulista, no final do mês passado. As informações são do jornal A Voz do Vale.

Em Cerqueira César, visando a segurança e a integridade física das crianças e dos funcionários, a Secretaria Municipal de Educação informou que estão sendo instaladas fechaduras eletrônicas com abertura mediante autorização de acesso via interfone em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

Além das fechaduras eletrônicas, a Prefeitura Municipal instalou câmeras de monitoramento em todas as escolas da rede. Atualmente, são 16 câmeras de monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, em cada escola municipal.

PUBLICIDADE

Já em Arandu, a Prefeitura Municipal local, através do prefeito Flavio Galhego (PTB) e a secretária de Educação, Solange Aparecida, também adotou medidas de controle e segurança nas unidades escolares do município.

Não será permitida a entrada ou circulação de pessoas não autorizadas, mesmo que sejam pais de alunos, sem a devida identificação, autorização e monitoramento da direção da escola em todo ambiente escolar.

PUBLICIDADE

Câmeras de segurança serão instaladas em todas as unidades, com o objetivo de obter mais segurança e controle sobre entrada e saída no portão e no espaço escolar. Em reunião com o prefeito Galhego, ficou decidido que será iniciado, nesta segunda-feira (10), o serviço de vigilância durante o dia dentro das escolas com a finalidade de fazer ronda preventiva.

A prefeitura irá contratar um vigia municipal em cada unidade escolar, auxiliando no processo preventivo de segurança, bem como providenciar a instalação do sistema de interfone para facilitar o atendimento dos pais no portão.

PUBLICIDADE

Em Paranapanema, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está estabelecendo novas ações de segurança para implantação nas unidades escolares do município.

Segundo a secretária de Educação, Gabriele Feliciano, apesar do crescimento desse tipo de ação violenta no país, “a cidade não apresenta nenhum risco aparente ou indícios de atos de violência, porém, ressalta que a administração já está tomando providências para reforçar a segurança dos alunos e professores.”

O secretário de Segurança Pública, Moisés Oliveira, realiza uma ronda escolar, juntamente com a equipe da Polícia Militar e da Defesa Civil, nos períodos de entrada e saída dos alunos, com objetivo de tranquilizar pais e responsáveis, além de oferecer maior segurança para alunos e professores.

Além das medidas ostensivas, o Executivo local informou que está dando prosseguimento à implantação de monitoramento por câmeras de segurança em todas as escolas da rede pública municipal.

“Estamos certos que a melhor ação é a preventiva, que antecipa fatos e acontecimentos. Felizmente não há nenhum risco aparente, nenhum indício, a situação é de tranquilidade, mas toda nossa equipe e órgãos competentes já estão empenhados para oferecer maior segurança nas nossas escolas”, disse o prefeito Rodolfo Fanganiello (PP).