A lichia é natural das regiões quentes da Ásia. (Foto: Pixabay)
A lichia é natural das regiões quentes da Ásia. (Foto: Pixabay)


A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná aponta Carlópolis, na divisa com o estado de SP, como o maior produtor de lichia do Paraná. O levantamento, referente ao período de 26 de novembro a 2 de dezembro, é dos técnicos do Deral (Departamento de Economia Rural).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou em entrevista neste início de dezembro a importância da fruticultura do Norte Pioneiro para a economia do Paraná. “A produção agrícola da região tem a fruticultura forte e diversificada. Além disso, a agroindústria do Norte Pioneiro está presente em todo o estado, com produtos de qualidade”, disse.

O Paraná é o terceiro maior produtor de lichia do Brasil, somente São Paulo e Minas Gerais estão na frente. Segundo o Deral, no ano passado foram plantados 172 hectares, que produziram 1,3 mil toneladas da fruta. A cultura alcançou VBP (Valor Bruto de Produção) de R$ 11,7 milhões. O preço médio ficou em R$ 12,27 o quilo.

PUBLICIDADE

Ceia de Natal

Considerada a “fruta das festas de final de ano”, a lichia é uma das iguarias que integram as ceias de Natal, tanto pelo sabor inigualável quanto pela decoração das mesas natalinas. O Norte Pioneiro é o maior produtor do Estado.

As regiões de Jacarezinho – responsável por 63,7% da produção, em que Carlópolis responde por 38,7% da safra – e de Cornélio Procópio (18,3%) concentram a maior participação da fruta no mercado.

PUBLICIDADE