Em SP, não há previsão de grandes acumulados de chuvas. (Foto: Defesa Civil)
Em SP, não há previsão de grandes acumulados de chuvas. (Foto: Defesa Civil)


A passagem de um ciclone extratropical pela região sul do Brasil deve afetar algumas localidades do estado de São Paulo, como as regiões do municípios de Sorocaba e Itapeva, a partir desta quinta-feira (13), de acordo com publicação do G1.

Segundo a Defesa Civil, os efeitos da formação e o deslocamento de um centro de baixa pressão em direção ao oceano vão contribuir para formação de fortes rajadas de vento, com velocidades que podem atingir 90 km/h.

De acordo com a Defesa Civil, próximo ao fim desta semana haverá uma queda brusca nas temperaturas, porém, este fenômeno está relacionado a uma entrada de massa de ar frio no estado de São Paulo.

PUBLICIDADE

Ao contrário do que deve acontecer na região sul, por conta da passagem do ciclone, nas regiões do estado de São Paulo não há previsão de grandes acumulados de chuvas.

O que fazer antes de um vendaval?

Revise a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado;
Mantenha as árvores bem cuidadas e podadas;
Ao ser noticiado sobre um vendaval, desligue os aparelhos elétricos e o gás e coloque no piso os objetos que possam cair;
Após anúncio de ventos fortes, não pratique esportes aquáticos ou influenciados pelo vento.

PUBLICIDADE

O que fazer durante um vendaval?

Procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;
Mantenha distância de janelas, vidros e objetos cortantes;
Não faça trabalhos com andaimes e encaixes metálicos;
Quando estiver dirigindo, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.