Uma história de superação de quem há não muito tempo mal andava de bicicleta, e ainda sofreu uma séria lesão recentemente, correu as redes sociais de moradores de Fartura nesta semana que passou: Felipe Freitas, ao lado do irmão Irani Freitas, foi pedalando da divisa do estado de São Paulo até a praia de Balneário Camboriú (SC).
O percurso, que durou três dias, totalizou 620,6 km – 201,2 km no primeiro dia; 208,5 km no segundo e 210,9 km no terceiro. Os irmãos, que além de ciclistas também possuem um salão de cabeleireiro na Rua Barão do Rio Branco, vinham planejando a viagem há algum tempo, mas uma séria lesão após um acidente doméstico tirou Felipe de jogo por um período considerável.
“A ideia estava marcada para janeiro de 2020, mas foi adiada porque eu caí de uma pequena escada no dia 25 de dezembro de 2019”, conta Felipe, que passou por intervenção cirúrgica após quebrar o braço. Ele precisou repousar e parar de trabalhar.
Felipe, que já foi pedalando até a cidade de Sorocaba no ano passado, explica que quatro anos atrás ainda estava começando no esporte. “Pegava uma bicicleta para ir à ponte e, na verdade, só levava a bicicleta pra passear. Empurrava mais do que pedalava, tinha até vergonha de colocar uma roupa de ciclista ou um capacete”, revela.
No início deste ano, porém, nem a pandemia foi impeditivo para que os irmãos cumprissem a missão. Questionado a respeito dos momentos mais marcantes da viagem, Felipe ressaltou que todo o percurso foi marcante, “principalmente quando temos como companheiro uma pessoa mais que especial”.
“Mas o momento mais marcante, para mim, foi descer a longa serra [sentido Balneário Camboriú] e, é claro, a chegada na praia”, resume. Nas redes sociais, ele agradeceu a Deus, a todos que acreditaram que eles conseguiriam cumprir o combinado e também à sua esposa, Rosilene Freitas, “pelo apoio e pela confiança”.
A jornada foi só de ida. Na volta, pegaram um ônibus e, na segunda-feira seguinte, já estavam trabalhando. Mas, para quem há pouco tempo tinha vergonha de ser visto andando de bicicleta, Felipe tornou-se um grande entusiasta do esporte ao lado do irmão Irani – que por sua vez pode ser visto quase todos os dias indo até a Ponte Prefeito Benedito Garcia Ribeiro na sua magrela.
Para quem está começando nesta modalidade que tem ganhado cada vez mais adeptos na cidade de Fartura, o paranaense de Ribeirão Claro, com alma de farturense, deixa um recado: não desista dos longos percursos.
“Não é fácil, mas o prazer de um passeio longo não tem preço. Só passando por esse momento para saber. Se você pensar no esforço, aí que você não vai mesmo; o sofá no começo é muito mais gostoso”, conclui.