As Brutas do Pedal se reuniam para praticar e decidiram organizar uma ação de apoio a uma entidade farturense. (Foto: Reprodução/Facebook)
As Brutas do Pedal se reuniam para praticar e decidiram organizar uma ação de apoio a uma entidade farturense. (Foto: Reprodução/Facebook)


Desde antes da pandemia, o ciclismo já vinha se tornando um esporte muito popular na região da cidade de Fartura. Com a chegada do novo coronavírus e as limitações que o isolamento social impôs a todos, encontrar um morador da região andando de bicicleta pela cidade ou até na estrada tem se tornado cada vez mais comum nos municípios do sudoeste do estado de São Paulo.

Com a popularização do esporte sobre as duas rodas, surgem também os grupos de praticantes que, além de cultivar uma amizade saudável nestes tempos de muita ansiedade, também estão se organizando para tentar fazer a diferença e ajudar quem mais necessita.

Nesta semana, a equipe Brutas do Pedal, formada somente por mulheres, com apoio de outra equipe, a MTB Fartura, organizou uma ação de arrecadação de alimentos não perecíveis em prol do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Fartura (GAPCA). A ideia surgiu em alusão à campanha do Outubro Rosa, que defende neste mês a conscientização das mulheres em relação à importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama.

PUBLICIDADE

Nas redes sociais, integrantes das Brutas do Pedal têm feito campanha para reunir cidadãos farturenses dispostos a contribuir. “Inicialmente, o intuito era de nos reunirmos para pedalar. No entanto, algo dizia que podíamos fazer mais, além de simplesmente praticar atividade física e nos divertir. Em um de nossos pedais, surgiu a ideia de fazermos uma arrecadação em prol de alguma entidade do município. Queríamos fazer algo que movimentasse a cidade e que desse ênfase à campanha do Outubro Rosa. Assim, poderíamos ajudar quem precisa e tentar de alguma forma conscientizar a população”, explicou a auxiliar administrativa Juliana Pereira de Castro, que faz parte do grupo, ao Portal 014.

Grupo MTB Fartura também conta com bastantes integrantes, que são sempre vistos pedalando pela região. (Fotos: Reprodução/Facebook)

A ideia, que acabou se tornando uma realidade, contou com o apoio do grupo de ciclistas MTB Fartura, dos proprietários dos supermercados Taís e São Francisco e também dos estabelecimentos Vitória Régia e Art Cópia. A ação teve início na última quarta-feira (21) e, até a próxima sexta-feira (30), ambos os supermercados estarão recebendo doações. O pessoal das duas equipes também está responsável por receber os alimentos neste período. No dia 31, um sábado, essa galera vai estar reunida na Praça da Matriz, das 9 às 11 horas, para finalizar a campanha de arrecadação.

PUBLICIDADE

As Brutas do Pedal

A equipe de mulheres ciclistas vem se reunindo para praticar exercício e contemplar as belezas naturais da região de Fartura desde o último mês de agosto e, de lá pra cá, está crescendo e somando cada vez mais integrantes. Juliana contou que a criação do grupo surgiu quando várias mulheres, vendo que amigas e conhecidas estavam iniciando no esporte, algumas sozinhas e outras acompanhadas, decidiram se unir para pedalar.

O grupo formado apenas por mulheres tem ainda as ‘madrinhas’, que ficam responsáveis por dar apoio às iniciantes. (Foto: Reprodução/Facebook)

“O grupo vem crescendo a cada dia e, pelo momento difícil que estamos passando, muitas mulheres trocaram a academia pela bike ou a acrescentaram em seu dia a dia”, completou. “Hoje, temos um grupo composto por 30 mulheres confiantes e determinadas e que procuram se superar a cada pedal. Todas sempre procuram ser companheiras uma das outras, sendo algumas escolhidas como ‘anjos’ e ‘madrinhas’ – que são aquelas que prestam apoio e auxilio às que estão iniciando. E, assim, seguimos tentando fazer a diferença em nossa cidade e chamar cada dia mais mulheres para a prática do esporte.”

PUBLICIDADE

Uma equipe 100% feminina de ciclismo não é exclusividade do município farturense: nas redes sociais, há páginas e grupos com milhares de integrantes do país inteiro, recheados de imagens e vídeos de mulheres pedalando Brasil afora. Em Piraju, por exemplo, há um coletivo semelhante, também chamado Brutas do Pedal, que esteve recentemente percorrendo o Caminho das Águas, rota turística religiosa que passa por seis cidades da região (Piraju, Sarutaiá, Fartura, Taguaí, Coronel Macedo e Itaporanga) e que é muito apreciada por ciclistas. Para saber mais sobre as iniciativas do pessoal de Fartura, fique ligado nas publicações da página nas redes sociais.

A campanha de arrecadação vai até a próxima sexta-feira (30), nos supermercados Taís e São Francisco. (Foto: Divulgação)