Após a cidade de Itaporanga anunciar que entraria em um lockdown nos fins de semana, foi a vez de Cerqueira Cesar adotar medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19. Nesta quarta-feira (17), o prefeito Diego Cinto (MDB) anunciou a mudança em vídeo publicado nas redes sociais oficiais da prefeitura.
O prefeito reuniu-se com representantes da Vigilância Sanitária, da Vigilância Epidemiológica, de secretarias municipais, das polícias Militar e Civil, da Santa Casa local, da associação comercial local (ACICC) e do poder legislativo antes de tomar a decisão. O lockdown começa na próxima segunda-feira (22) e vai até o dia 4 de abril, um domingo.
Até o próximo domingo (21), os supermercados de Cerqueira abrem em mais horários para que a população possa fazer compras antes desse período mais restritivo. Desde essa quinta (18), fica proibida a venda de bebida alcoólica e está estipulado toque de recolher em locais públicos.
“Infelizmente, chegamos ao colapso da nossa saúde pública. Não somente no município, como no estado. Temos que escolher quem vai ser internado, não somente quem vai morrer”, revelou o prefeito durante seu anúncio. “As pessoas quando chegam no hospital muitas vezes não têm vaga nem para ficar lá e precisam voltar para casa. Isso não é um problema de Cerqueira César, é um problema estadual, regional e do nosso Brasil. Vamos respeitar esse momento.”
Segundo Cinto, o fechamento total é necessário nesse momento em que a cidade e o país passam por a pior etapa desde o início da pandemia. Ainda nesta quarta (17), uma senhora de 84 anos perdeu a vida para o vírus no município, sendo o 17º óbito registrado. Há, no momento, 64 pessoas positivadas em monitoramento, além de sete pacientes internados em enfermaria e dois em UTI.