Moradores de Cerqueira César têm sofrido com a interrupção do fornecimento de água neste período de estiagem. (Foto: Pixabay)
Moradores de Cerqueira César têm sofrido com a interrupção do fornecimento de água neste período de estiagem. (Foto: Pixabay)


A cidade de Cerqueira César faz parte dos 120 municípios que serão contemplados pelo programa estadual Água é Vida, anunciado pela administração do estado de São Paulo nesta semana.

Estes municípios receberão investimentos estaduais para a perfuração de novos poços e ajuda para preservação e manutenção de mananciais que são usados no abastecimento dos moradores.

De acordo com o governo, as cidades em questão estão enfrentando dificuldades no abastecimento de água durante a pior crise hídrica dos últimos 90 anos.

PUBLICIDADE

O prefeito cerqueirense Diego Cinto (MDB) tem buscado recursos financeiros para investimento no sistema de abastecimento de água da cidade. Alguns bairros do município têm sofrido com a interrupção no fornecimento de água, segundo os moradores, cenário que foi registrado também alguns anos atrás.

O chefe do Executivo informou ainda que, com a devolução do Duodécimo da Câmara Municipal, uma parceria com dos vereadores, está marcada a contratação de uma empresa especializada objetivando as obras de perfuração de mais um poço artesiano para o bairro Nova Cerqueira, através de um pregão, no dia 19 de outubro, às 9 horas.

PUBLICIDADE

Programa Água é Vida

Neste programa, serão perfurados poços que já foram mapeados por técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAAE). Também serão construídos reservatórios de 200 mil litros para o armazenamento de água das cidades beneficiadas pelo novo projeto.

A entrega está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2022. Para dezembro deste ano, também está prevista a revitalização de aproximadamente 2,5 mil quilômetros de curso d’água no período de um ano.

PUBLICIDADE

Além disso, 2,5 mil quilômetros de rios também serão revitalizados no período de um ano. A ação visa ajudar o abastecimento e trazer melhorias na fluidez dos cursos d’água, minimizando problemas de inundações.

Em todo o estado, mais de dois milhões de moradores serão beneficiados pela ajuda no abastecimento de água.