Taquarituba está sendo monitorada pela Service Security. (Foto: Divulgação)
Taquarituba está sendo monitorada pela Service Security. (Foto: Divulgação)


No último dia 21, foi realizada a inauguração oficial da Central de Monitoramento de Imagens de Taquarituba. A solenidade, realizada na sede da Prefeitura Municipal, local onde fica a central, reuniu diversas autoridades municipais e regionais.

Taquarituba está sendo monitorada pela Service Security, a serviço do governo municipal, desde o início do ano. Mas a inauguração oficial aconteceu só agora, segundo o prefeito Éder Miano (PP), depois de ajustes consultando diversos setores da sociedade.

“Hoje contamos com mais de 550 câmeras no nosso sistema de videomonitoramento e estamos com um plano de expansão para algumas áreas, para complementar o que já temos hoje, e a Associação Comercial irá nos ajudar. O objetivo do videomonitoramento não é ferir a privacidade de ninguém, pelo contrário, o objetivo é a segurança. Desde o início do monitoramento, já conseguimos resolver uma série de problemas aqui na nossa cidade, como danos ao patrimônio público, uma ação que é muito lesiva e que afeta o dinheiro, que é de todos, e que poderia ser utilizado para outra coisa”, afirmou.

PUBLICIDADE

De acordo com o capitão da PM, Pablo Souza, essa parceria da prefeitura de Taquarituba com a Service Security é de suma importância, já que a empresa tem os recursos tecnológicos para poder auxiliar na segurança pública do município.

A Service irá disponibilizar as imagens do videomonitoramento em um ponto de visualização no quartel da PM. “Nossos policiais também poderão ter acesso a essas imagens em situações específicas, e passar informações em tempo real para o policial que está na rua. Isso ajuda na segurança do policial militar que está no patrulhamento, além de ser uma informação importante para o combate ao crime. Só deixar claro que o policial militar não fará o monitoramento 24 horas, já que a Service tem uma equipe específica para isso. Mas, em situações de ocorrências ou casos mais graves,o policial militar poderá, em tempo real, interagir com essas imagens e passar informações para quem estiver na rua”, explicou.

PUBLICIDADE

Para o capitão, o videomonitoramento representa um ganho maior na ação preventiva. “A partir do momento que o marginal sabe que a cidade está sendo monitorada e que existe um reforço a mais na vigilância, ele tende a não cometer crimes”, frisou.

Videomonitoramento

O sistema de videomonitoramento em Taquarituba conta com mais de 550 câmeras, com 44 locais monitorados. As entradas da cidade contam ainda com sete câmeras inteligentes integradas ao sistema Detecta, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que armazenam e consultam as placas dos veículos e enviam alertas imediatos para a Polícia Militar em casos de roubo, furto ou de proprietário com pendência na Justiça.

PUBLICIDADE

As imagens de câmeras instaladas nos principais locais públicos da cidade estão disponíveis para a população no site www.taquaritubacameras.com.br.

É importante ressaltar, porém, que as câmeras disponíveis para visualização online não fazem parte do sistema de videomonitoramento, que é restrito e seguro, e as imagens não são armazenadas, servindo apenas para visualização.