98,7% da população do estado está com a primeira dose da vacina. (Foto: Governo do Estado de SP)
98,7% da população do estado está com a primeira dose da vacina. (Foto: Governo do Estado de SP)


As cidades paulistas juntas alcançaram um cenário de “estabilização” na pandemia de covid-19 recentemente, segundo a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Em entrevista à CNN, ela, que também integra a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), explicou que novas flexibilizações estão sendo planejadas para o estado de São Paulo em breve.

“Nós tivemos um problema com o Sistema Nacional, que deu uma oscilada nos últimos sete e dez dias, mas no estado de São Paulo, hoje, estamos em estabilização”, afirmou Regiane. “Nós precisamos que o estado de São Paulo, e o Brasil como um todo, volte a ter um movimento de crescimento, as pessoas anseiam por isso, mas sempre com muita responsabilidade.”

PUBLICIDADE

A coordenadoria disse que 98,7% da população do estado está com a primeira dose e a estimativa é que a proteção completa de 90% das pessoas seja atingida na segunda quinzena de outubro. Aos que tomaram AstraZeneca, no entanto, há chances de atraso, a depender da chegada de doses.

“A gente imagina que teremos uma progressão de uma abertura maior porque as coisas vão acontecendo de forma gradativa, e com a população aderindo a vacinação, e utilizando máscaras, a gente vai ter uma diminuição da circulação do vírus”, completou.

PUBLICIDADE

‘Dia V’ em SP

O ‘Dia V’ de vacinação contra covid-19, realizado neste sábado (2) pelo Governo do Estado de São Paulo com apoio das 645 cidades, contabilizou, até às 17h, 343 mil novos registros de segunda dose.

O balanço parcial inclui 265 mil aplicações que permitiram a conclusão de esquemas vacinais, somadas a 78 mil atualizações realizadas pelos municípios na plataforma estadual VaciVida.

PUBLICIDADE

Mais de cinco mil pontos de vacinação no estado programaram expediente extra das 7h às 19h neste sábado, com dinâmicas definidas por cada cidade conforme a demanda e rede local. A medida conta com recurso viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde para os profissionais de saúde dos municípios, visando garantir o funcionamento e equipe completa de vacinação nas unidades.

Os municípios também puderam utilizar a data e os recursos para atualizar a plataforma VaciVida, permitindo que a rede registrasse os dados de já vacinados que eventualmente ainda não tinham sido cadastrados no sistema.

“Os resultados preliminares de hoje reiteram a importância destas ações especiais para seguirmos avançando na campanha. Teremos um novo ‘Dia V’ no dia 16 de outubro e, mais uma vez, pedimos à população que aproveite a oportunidade para completar sua vacinação e reforçar a proteção contra a covid-19”, explicou a coordenadora Regiane de Paula.