Cátia foi superada pela atual campeã mundial e vice-campeã paralímpica. (Foto: Divulgação/CPB)
Cátia foi superada pela atual campeã mundial e vice-campeã paralímpica. (Foto: Divulgação/CPB)


A mesa-tenista Cátia Oliveira conquistou, no início da madrugada deste sábado (28), o bronze na classe unificada 1 e 2 do tênis de mesa, nas Paralimpíadas de Tóquio, no Japão. Com o resultado, a paratleta de Cerqueira César alcançou sua primeira medalha paralímpica.

Oliveira, que já foi vice-campeã no Mundial Individual de 2018, foi superada pela sul-coreana Seo Su Yeon, atual campeã mundial e vice-campeã paralímpica, por 3 sets a 1 (11/7, 8/11, 5/11 e 9/11), em 33 minutos de jogo.

A paulista abriu dominando a partida no primeiro set, mas não conseguiu manter o ritmo diante da experiente sul-coreana. Como não há disputa de terceiro lugar, mesmo ao perder a semifinal, Cátia garantiu diretamente o bronze.

PUBLICIDADE

“Eu tentei levar este ouro para o Brasil, mas estou muito feliz com o bronze. Em nenhum momento, fiquei com medo de perder. Vim para Tóquio e representei o meu país. Esta medalha é de todos”, disse Cátia em declaração publicada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Antes de perder a semifinal, Cátia Oliveira havia derrotado a líder do ranking mundial, a italiana Giada Rossi, por 3 sets a 0, na disputa das quartas de final. Na fase classificatória, a mesatenista cerqueirense havia vencido a finlandesa Aino Tapola por 3 sets a 1 e perdido para a polonesa Dorota Buclaw, também por 3 sets a 1.

PUBLICIDADE