Veículo da ONG que esteve em Itaí. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaí)
Veículo da ONG que esteve em Itaí. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaí)


Com objetivo de garantir o bem-estar dos animais no município, a prefeitura de Itaí, em parceria com a ONG Gaari realizou a castração de 100 gatos e 50 cães no Ginásio Edson Falsarelli, no bairro Jardim Brasil.

Nessa primeira etapa, o castramóvel da ONG, coordenado pelo médico veterinário Dr. Edson da Paiol, atendeu os munícipes que agendaram previamente o atendimento no Canil Municipal.

É importante ressaltar que atendimento já vem sendo feito pela prefeitura, com castração de 60 animais ao mês em média.

PUBLICIDADE

Esse projeto de castração com o uso do Castramóvel acontece há cerca de dois anos e meio, atendendo especialmente a população de baixa renda, que não tem condições de arcar com os gastos de uma cirurgia em clínicas particulares.

Os tutores dos animais beneficiários contam com todo suporte clínico e assistência pós-operatório, incluindo acompanhamento via WhatsApp, estrutura no local com mesas, cadeiras, balcão de informações, tendas, medicamentos pós-operatório (antibióticos, anti-inflamatórios e pomada cicatrizante), equipe de veterinários e técnicos especializados com mais de 35 mil cirurgias de castrações já realizadas.

PUBLICIDADE

A gestão municipal de Itaí ressaltou ainda que cabe à população cuidar bem dos animais, coibindo maus-tratos e denunciando às autoridades policiais crimes como envenenamento, abandono, espancamento, entre outros atos criminosos que ferem a integridade física do animal, tanto doméstico como silvestre.

Sobre o Gaari

O Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba – GAARI é uma organização não governamental sem fins lucrativos que conta com uma equipe de 16 colaboradores entre enfermeiros, veterinários, anestesista, equipe de som e atendimento, e pós-operatório.

PUBLICIDADE

Os profissionais envolvidos no programa utilizam os recursos da unidade móvel de um ônibus especial (Castramóvel), adaptado com toda infraestrutura necessária, como, por exemplo, sala pré-operatória, centro cirúrgico, banheiro e uma salinha de repouso pós-operatório para abrigar até cinco animais.