O setor de Saúde do município de Sarutaiá registrou, desde o último sábado (28), 34 novos casos de covid-19 em moradores da cidade, o que fez com que o número de pessoas com o vírus ativo no organismo quase duplicasse em poucos dias.
No último dia 28, a cidade de pouco mais de 3.500 habitantes monitorava 37 pessoas com o vírus ativo no corpo. No boletim da última terça (1º), esse número passou para 71.
Há ainda um paciente internado no município de Piraju, além de 30 suspeitos aguardando resultado de exame (o dobro da atualização anterior). Sarutaiá registrou seis mortes em decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia.
A prefeitura local publicou em suas redes sociais oficiais que o momento requer atenção. “Não apenas do Poder Público, mas de todos”, enfatizou o órgão, que afirmou também que está elaborando um plano de ação para ser aplicado nos próximos dias.
A administração municipal ainda publicou uma cartilha com orientações para moradores e funcionários que apresentarem sintomas, testarem positivo ou para os que convivem com quem está com covid-19. Confira abaixo:
ORIENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO QUANTO À CONTAMINAÇÃO DA COVID-19 EM SARUTAIÁ
1. Apresentou sintomas? Comunicar à equipe gestora e se direcionar à Unidade Básica de Saúde para realizar a testagem. Aguardar o resultado em casa para novos passos.
2. Testou positivo: permanecer em casa até ser liberado pela equipe médica. Se for possível, continue dando assistência às famílias e aos alunos em home office.
3. Alguém de sua casa testou positivo? Comunicar à equipe gestora e procurar a unidade de Saúde para realizar a testagem (mesmo se não apresentar sintomas) . Aguardar o resultado da testagem em casa. Em caso negativo, poderá retornar ao trabalho, desde que autorizado pela equipe médica e de forma que esteja cumprindo à risca todas as orientações da equipe de saúde.
4. Teve contato com alguém do serviço que testou positivo? Analisar se fez uso de todos os protocolos de segurança ao estar próximo da pessoa. Observar se apresenta algum sintoma e, em caso afirmativo, comunicar à direção e se dirigir a Unidade de Saúde para testagem.
5. Recebeu alunos que apresenta algum sintoma diferente? Pedir que a família venha buscar, pois em tempos de incertezas é melhor que receba os devidos cuidados em casa. Justifique: não é má vontade, mas sim cuidado e cautela.
ESTOU CONTAMINADO, E AGORA?
1. Avisar as pessoas com quem teve contato nos últimos dias.
2. Ficar isolado em casa.
3. Não receber visitas.
4. Separar utensílios para a alimentação. Higienizar o sanitário após uso. Fazer uso de máscara mesmo dentro de casa. Ficar em ambiente separado. Utilizar álcool em gel com frequência e lavar as mãos frequentemente.