A prefeitura da cidade de Cerqueira César divulgou, na última quarta-feira (2), um comunicado nas redes sociais pedindo à população que não relaxe as medidas de isolamento social, mesmo com a flexibilização dos setores da economia na região.
Segundo o órgão, os casos estão aumentando bastante na cidade de quase 20 mil habitantes, que registrou desde o início da pandemia 126 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus. Para efeito de comparação, cerca de duas semanas atrás o município tinha 13 casos positivos a menos do que atualmente. No momento, dez pessoas estão com sintomas da doença, em isolamento.
Em Piraju, após a divulgação do boletim da última quarta-feira (2), que adicionou seis casos aos números oficiais, a cidade atingiu 223 confirmados e possui no momento 20 pessoas com o vírus ativo no organismo. Menos de 15 dias atrás, esse número total era de 191.
A variação alta fez com que veículos de imprensa locais se posicionassem, pedindo para que seus leitores e seguidores não relaxem as medidas de prevenção. Segundo reportagem do canal Minuto do Amorim, republicada pelo jornal Folha de Piraju, a estabilização que ocorreu semanas atrás contribuiu para uma sensação de segurança. De acordo com especialistas da área de saúde ouvidos pelo jornalista Cristiano Amorim, é possível que a população não esteja se protegendo como fez durante momentos teoricamente mais preocupantes da pandemia.
Outra cidade que registrou alta nos casos de covid-19 foi Taguaí, que no início da semana passada tinha confirmado 96 casos positivos. De acordo com o boletim da última quarta-feira (2), o total de positivos no município hoje é de 118, com 16 em isolamento no momento. Em Fartura, do dia 19 de agosto até ontem (2), o número de confirmados saltou de 61 para 75. Há 12 pessoas em monitoramento domiciliar. Já Taquarituba adicionou nove casos positivos em seu quadro epidemiológico desde o último dia 21.
*[ATUALIZAÇÃO] – De acordo com os boletins mais recentes, Piraju atualmente tem 225 casos positivos. Fartura somou mais dois casos e chegou a 77 confirmados. Taguaí teve uma variação expressiva e atingiu 123 positivados, com 21 pessoas com o vírus ativo no corpo. Taquarituba também somou novos casos e chegou a 92 confirmados, 12 a mais que no dia 21 de agosto. Piraju somou mais dois casos e chegou a 225, além de 24 pessoas com o vírus (20 em isolamento domiciliar e quatro hospitalizados).