Chegada de aluno na Casa da Criança de Taquarituba. (Foto: Divulgação)
Chegada de aluno na Casa da Criança de Taquarituba. (Foto: Divulgação)


O início ou o retorno do período de aulas, principalmente na primeira infância, sempre é uma fase extremamente importante para os pequenos estudantes e também para as suas famílias, pois requer um tempo de adaptação. Na Casa da Criança de Taquarituba, instituição que conta com apoio do Instituto CPFL pelo quarto ano consecutivo através da frente social CPFL Jovem Geração, esse trabalho é levado a sério e o cuidado é demonstrado em cada detalhe.

Localizada em uma área de vulnerabilidade social, a Casa da Criança atende cerca de 420 alunos que são assistidos por um corpo de profissionais empenhados em garantir um ambiente mais acolhedor para todos os pequenos.

“Na Casa da Criança, acreditamos que a adaptação escolar é mais do que apenas um período de transição, é uma oportunidade para crescer, aprender e se desenvolver. Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário para tornar essa jornada suave, significativa e inesquecível para nossos pequenos. Juntos, vamos construir um futuro brilhante para cada criança que passa por nossas portas”, explica a psicóloga da Casa da Criança, Camila Dognani.

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A fim de ajudar pais e profissionais escolares a atravessar esse período repleto de emoções, expectativas e desafios, a psicóloga revela cinco técnicas utilizadas na instituição para tornar essa transição mais suave e significativa:

1 – Construir uma rotina consistente: estabelecer uma rotina previsível, desde o início, é fundamental para proporcionar segurança e conforto aos pequenos. Uma rotina consistente ajuda as crianças a se adaptarem mais facilmente ao ambiente escolar.

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2 – Fomentar a comunicação aberta: encorajamos os pais a manterem uma comunicação aberta e constante com os professores e equipe da escola. Esteja sempre disponível para ouvir as preocupações e necessidades de seus filhos durante esse período de transição.

3 – Estabelecer vínculos afetivos: criar vínculos afetivos com os professores e colegas é essencial para que as crianças se sintam seguras e confortáveis na escola. Promovemos atividades que incentivam a interação social e a construção de amizades desde o primeiro dia.

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4 – Celebrar pequenas conquistas: cada passo dado durante a adaptação escolar é uma conquista digna de celebração. Reconhecemos e valorizamos cada progresso, por menor que seja, pois sabemos que cada conquista contribui para o desenvolvimento emocional e acadêmico das crianças.

5 – Ser paciente e empático: entendemos que cada criança é única e enfrenta o processo de adaptação de maneira diferente. Por isso, pedimos aos pais e cuidadores que sejam pacientes e empáticos durante essa fase de transição. Lembre-se de que estamos aqui para apoiá-los em cada passo do caminho.

A Casa da Criança de Taquarituba, fundada em agosto de 1974, atende crianças de 0 a 06 anos de diferentes bairros urbanos e rurais de Taquarituba. Em 2017, passou a incluir ações relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em suas iniciativas sociais, ampliando seu impacto além do âmbito pedagógico.