A Prefeitura Municipal de Fartura anunciou nesta semana que a unidade móvel do Programa Mulheres de Peito, mais conhecida como Carreta da Mamografia, estará no município de 13 a 24 de setembro, na Praça da Matriz da cidade. O objetivo é oferecer o exame, sem a necessidade de pedido médico, para mulheres entre 50 e 69 anos. Essa faixa etária precisa levar apenas o RG e Cartão SUS.
Serão distribuídas 50 senhas por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, para atendimento no mesmo dia, das 8h às 17h. Nos sábados, dias 17 e 24, também haverá entrega de 25 senhas, para exames das 8h às 12h. Pacientes fora dessa faixa etária também podem ser atendidas, desde que apresentem solicitação médica, emitida pela rede pública.
A Coordenadoria Municipal de Saúde informa que mulheres de 35 a 49 anos devem possuir o pedido, cartão SUS e RG. Aquelas que não tiverem a solicitação médica podem requerer nos postos de saúde. Já para aquelas com mais 70 anos de idade, é necessário pedido médico, cartão do SUS e RG. A pasta informa para as pacientes que têm pedido médico aguardando agendamento que poderão retirá-los na sede da coordenadoria, localizada na Rua Bertoni, 323, Centro, das 8h às 11h.
Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso. O programa é do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura local.
Sobre o programa
Para contribuir com a agilidade e qualidade do diagnóstico, além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos. O serviço móvel funciona em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais.