Município está com 645 casos confirmados desde o início deste ano. (Foto: Divulgação)
Município está com 645 casos confirmados desde o início deste ano. (Foto: Divulgação)


Na última sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Carlópolis (PR), na divisa com o estado de SP, divulgou a atualização dos dados da dengue no município. De acordo com o boletim informativo, foram confirmados mais de 110 casos nos sete dias anteriores e a cidade chegou a mais de 640 casos confirmados neste ano.

Os dados foram divulgados oficialmente através das redes sociais do município, e aparentam formar um cenário preocupante para os moradores e para a Saúde municipal e regional. Com registro de um óbito causado pela dengue neste ano, os moradores veem a situação se tornando cada vez mais drástica com o aumento em massa dos casos confirmados.

Até a data de divulgação do último boletim, haviam 1.143 notificações de casos de dengue no município, sendo que deste número, 645 casos foram confirmados e 296 descartados, mas ainda restam 201 casos em investigação. Entre os meses de janeiro e fevereiro, foram mais de 400 casos confirmados no município de pouco mais de 14 mil habitantes.

PUBLICIDADE

Em relação aos números do boletim anterior, divulgado no dia 14, os casos aumentaram significativamente, sendo que, em uma semana, 117 novos casos foram confirmados no município, além daqueles que estão esperando os resultados dos exames laboratoriais.

O cenário levanta uma preocupação para a população e reforça o alerta de que o auxílio dos moradores para o combate à dengue é de extrema importância. Entre as medidas de combate mais conhecidas estão, eliminar todos os locais que possam acumular água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas e calhas entupidas, pois são criadouros do mosquito Aedes aegypti. Manter caixas d’água bem fechadas, lavá-las semanalmente com escova os recipientes utilizados para armazenar água e descartar corretamente o lixo.

PUBLICIDADE

Com estas ações e o auxílio de toda a população em manter a cidade limpa para eliminar todos os criadouros do mosquito, o cenário pode ser alterado em prol da saúde local, melhorando a qualidade de vida para os moradores e deixando a preocupação de lado.