Destaques foram escolhidos entre 493 trabalhos aceitos para inscrição. (Foto: Divulgação)
Destaques foram escolhidos entre 493 trabalhos aceitos para inscrição. (Foto: Divulgação)


As professoras Laiz Caroliny da Silva e Ana Paula dos Santos, da rede municipal de ensino de Carlópolis (PR), são finalistas do 13º Prêmio Ação Destaque, promovido nacionalmente pela Editora Opet, de Curitiba (PR).

Laiz teve seu projeto “PARE, OLHE, prosSIGA: Não fique estacionado: o trânsito somos nós e o caminho é a educação!” inscrito na Categoria 02 do Prêmio, voltada a professores da Educação Infantil 04 e 05, e ficou entre as quatro finalistas. Já Ana Paula teve seu projeto “Uma jogada pode mudar o mundo” inscrito na Categoria 04, voltada a professores dos Anos Iniciais – 4º e 5º – do Ensino Fundamental, e acabou entre os três finalistas.

No período de 20 a 22 de novembro, elas estarão em Curitiba, cidade-sede da Editora Opet, para apresentar seu trabalho na etapa final do prêmio, que acontece dentro do XI Seminário Nacional de Gestores Municipais – um dos principais eventos anuais do segmento de sistemas de ensino voltados à área pública no Brasil.

PUBLICIDADE

Além de Laiz e Ana Paula, outros 25 professores e gestores de sete estados – São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Ceará e Minas Gerais – também tiveram seus trabalhos classificados para a final. Eles foram escolhidos entre 493 trabalhos aceitos para inscrição.

O Prêmio Ação Destaque divulga e premia – com troféu, certificado e valores em dinheiro – os melhores projetos educacionais desenvolvidos a partir dos recursos Sefe (Sistema Educacional Família e Escola) por professores e gestores de redes municipais públicas de educação parceiras da Editora Opet.

PUBLICIDADE

Sediada em Curitiba, a Editora Opet, promotora do Prêmio Ação Destaque, é uma das principais editoras educacionais do país, atuando nas redes pública e privada de ensino em oito Estados. Ela faz parte do Grupo Educacional Opet, que em 2023 está completando 50 anos.

A gerente pedagógica da Editora Opet e organizadora do Prêmio Ação Destaque, Cliciane Élen Augusto, destaca a qualidade dos projetos finalistas. “Todos os anos, temos projetos muito interessantes. Neste ano, porém, além da alta qualidade, tivemos um número recorde de inscritos. Isso fez com que a comissão de pareceristas – todos, especialistas em educação – tivessem muito trabalho! Mas, um trabalho altamente compensador”, destaca. “Agora, vamos receber os finalistas em Curitiba e ter a alegria de assistir suas apresentações.”

PUBLICIDADE

A nota final, que define os primeiros, segundos e terceiros lugares do Prêmio, é construída levando em conta, também, a apresentação da última etapa.