Os candidatos a prefeito nas eleições deste ano na cidade de Fartura estiveram reunidos na última segunda-feira (26), na Câmara Municipal, para assinar um termo de compromisso com o setor de Turismo do município nos próximos quatro anos, bem como responder perguntas a respeito de como pretendem encarar a pasta caso sejam eleitos.
Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), André Bertoni, comentou as conquistas do órgão nos últimos anos, destacando o Plano do Turismo, que está em tramitação no Executivo e deverá ser votado pelos vereadores em breve. Bertoni pediu em nome de todos os integrantes do Comtur que os candidatos se comprometessem a colocar o plano em prática.
Os postulantes ao cargo de prefeito assinaram o termo no local, menos a candidata Regina Célia, a Célia do Zé (PTB), que não pôde comparecer ao encontro presencialmente, pois estava na Missa de Sétimo Dia pelo falecimento de seu pai, mas assinou o documento posteriormente e também enviou as suas respostas.
O candidato Doriveti Gabriel (Cidadania), representante do grupo político do atual prefeito Tinho Bortotti (PSB), elogiou o trabalho da atual coordenadora Marcia Geremias, mesmo em um momento complicado como a pandemia, e revelou que pretende criar junto com sua vice, Beatriz Teixeira (PSB), a Secretaria do Turismo. Ao lado do Comtur e da pasta de Cultura, a secretaria contaria com profissionais especializados na área, como o turismólogo.
Já Luciano Filé (PSDB), que procura se descolar da atual administração, alertou para a demora na tramitação do Plano do Turismo e ressaltou que é preciso modernizar a máquina pública. Ele ainda apresentou alguns pontos de seu plano de governo, como a estruturação do Departamento de Turismo, a formalização dos trabalhadores do Turismo, um programa de incentivo ao empreendedor do setor, parcerias com o Sebrae e o fomento a eventos locais, como o Rock in Far.
A última a falar foi Elídia Vernier (PL), que assim como Filé reprovou a forma como a atual gestão trata a pasta. Elídia defendeu a capacitação de pessoas do setor e parcerias com os comerciantes da cidade, como os integrantes da Acif (Associação Comercial e Industrial de Fartura). Ela também citou que seu plano de governo prevê a criação de um Fórum Permanente de Cultura, que ficaria responsável pela organização de festas, datas comemorativas como o carnaval e eventos como a Femus (Festival da Música Sertaneja de Fartura).
Por escrito, a candidata Célia do Zé (PTB) deu o exemplo da cidade paranaense de Ribeirão Claro, que se transformou devido ao turismo. Célia também irá criar um órgão, a Casa de Cultura e Turismo, e fará a estruturação de um espaço físico para os funcionários. Ela ainda defendeu investimentos públicos, o ensino do turismo nas escolas ao lado da pauta ambiental, e também mencionou a Acif como um agente capacitador das pessoas envolvidas no setor.
A gravação do encontro entre os candidatos a prefeito está disponível na íntegra na página do Comtur Fartura.