Os vereadores da Câmara Municipal de Fartura aprovaram a compra de dois mil testes rápidos de covid-19, durante sessão extraordinária ocorrida na última sexta-feira (7), por videoconferência. Segundo o órgão, o recurso foi remanejado da dotação de equipamentos e material permanente da própria pasta.
Também foi aprovado o valor de R$ 104.190,00, referente ao recurso federal para ações socioassistenciais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) durante a pandemia, em conformidade com a Portaria nº 378, do Ministério da Cidadania. O montante será transferido da dotação de obras e instalações do Fundo Municipal de Assistência Social.
Os projetos aprovados, por unanimidade de votos, são de abertura de crédito adicional suplementar.
De fácil fabricação e utilização, os testes rápidos – ou sorológicos – são uma alternativa mais barata no controle dos casos de covid-19. Por outro lado, há muitos pesquisadores que não recomendam o seu uso indiscriminado, devido ao fato de que os exames indicam apenas se a pessoa possui anticorpos; isto é, se teve contato com o vírus, além da alta incidência de falsos negativos.
A informação a respeito da compra dos testes foi antecipada pelo prefeito Tinho Bortotti (PSB), em entrevista no programa Jornal Nova Voz, da Rádio Nova Voz FM, na semana passada. Na ocasião, o prefeito também afirmou que o setor de Saúde de Fartura vai receber mais uma ambulância equipada com aparelhos de UTI móvel. A cidade divulgou recentemente ter recebido o primeiro veículo apto para o transporte de pacientes de urgência, que auxiliará no atendimento de pacientes de covid-19 e também em casos graves.