Vacinação em Botucatu. (Foto: Ministério da Saúde)
Vacinação em Botucatu. (Foto: Ministério da Saúde)


Teve início neste domingo (8) a aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 no projeto de imunização em massa na cidade de Botucatu (SP). A iniciativa é uma realização do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Oxford.

Foram aplicadas quase 62 mil doses no dia de ontem (a previsão era de 66 mil).

O balanço preliminar, fechado às 18h, apontou 61.727 doses aplicadas, mas esse número ainda pode crescer com a inclusão de alguns cadastros que foram preenchidos à mão e ainda não haviam sido contabilizados até o início da noite.

PUBLICIDADE

O número ficou abaixo do registrado no primeiro dia de aplicação da vacina dentro do estudo, em 16 de maio, quando 66.730 botucatuenses receberam a primeira dose.

Mesmo assim, autoridades de saúde avaliaram o resultado deste domingo como positivo pelo fato de que já havia previsão de que a data especial de Dia dos Pais pudesse dificultar a repetição do resultado.

PUBLICIDADE

De acordo com a pasta, até agora, a vacinação em massa na cidade paulista já registrou a queda de novos casos em 80% e de novas internações em 86,7%.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o avanço do projeto irá auxiliar com mais informações sobre a imunização contra a covid-19 e na adoção de medidas pelas autoridades de saúde.

PUBLICIDADE

“O dia de hoje representa o esforço do governo federal na busca de subsídios para as decisões do Programa Nacional de Imunização. Na primeira etapa, num único dia, foram vacinados mais de 60 mil cidadãos de Botucatu e nós vamos repetir essa marca hoje”, disse Queiroga neste domingo.