Após reunião realizada na noite de terça-feira (11), ficou definido que a ex-vereadora Beatriz Teixeira (PSB) será pré-candidata a vice-prefeita do vereador Doriveti Gabriel (Cidadania), que é pré-candidato a prefeito de Fartura nas eleições desse ano.
A aliança partidária conta com apoio dos atuais representantes do Executivo farturense, o prefeito Tinho Bortotti (PSB) e vice Pedro do Posto (Cidadania), do médico Rui Colanzi, atual presidente do PSB na cidade, além dos atuais vereadores Decinho Martins (Cidadania) e o presidente da Câmara, Isnar do Caminhão (Cidadania).
Beatriz foi vereadora por dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004) e Tinho foi eleito prefeito duas vezes (2013-2016 e 2017-2020), ambos pelos PSDB. Já Doriveti e Decinho foram eleitos vereadores pelo Cidadania, antigo PPS, que nas duas últimas eleições apoiou o partido tucano. Ou seja, parte desse grupo é composto por antigos membros e apoiadores do PSDB, que hoje tem Luciano Filé como pré-candidato a prefeito.
A respeito do jovem tucano, Luciano Filé já definiu seu pré-candidato a vice; o empresário Pedro da Maxi (PDT).
Outras três pré-candidaturas a prefeito já foram lançadas: Zé da Costa (DEM), Elídia Vernier (PL) e Fernando Pitukinha (PTB), mas nenhum desses nomes definiu pré-candidato a vice-prefeito.
O que se espera, porém, é que o DEM de Zé da Costa e o PTB de Pitukinha acabem por selar uma união, pois são partidos que sempre estiveram lado a lado nas eleições municipais. Grupo esse que ainda conta com o atual vereador Anderson Lima (DEM) e nomes conhecidos como João Massaruti (PTB), Dominguinhos (PP) e Ricardo Garcia (PP), que já foram sugeridos como pré-candidatos, tanto a prefeito como vice.
Datas
A desincompatibilização de servidores públicos que querem concorrer a cargos eletivos (vereador, vice e prefeito) deve ser feita até sexta-feira (14), data em que também fica proibida qualquer candidato a comparecer em inaugurações de obras públicas.
As convenções eleitorais que vão confirmar as candidaturas têm ocorrer entre 31 de agosto a 16 de setembro, a data limite para registro de candidaturas é 26 de setembro, o início da campanha eleitoral acontece em 27 de setembro, a data para divulgação do relatório parcial de arrecadação e gastos é em 27 de outubro, as eleições municipais em cidades como Fartura, que têm apenas um turno, acontecem em 15 de novembro, a data limite para apresentação da prestação de contas de campanha à Justiça Eleitoral é 15 de dezembro, a data limite para os eleitos serem diplomados é 18 de dezembro e a data limite para o julgamento da prestação de contas é 12 de fevereiro de 2021.