A Banda Municipal “Atílio Cerri”, de Fartura, adquiriu recentemente 22 novos instrumentos, que beneficiarão os alunos daqui para frente. Entre os equipamentos, estão duas flautas transversais; dois saxofones tenores; dois saxes sopranos; quatro clarinetes; quatro trompetes; dois trombones de pistos; dois bombardinos; e quatros saxofones altos. O valor das aquisições é de cerca de R$ 32 mil.
“Os instrumentos da banda não tinham mais condições de uso, eram muito antigos e isso dificultava a aprendizagem dos alunos, fazendo com que alguns até mesmo desistissem de aprender. Mas, com a ajuda do prefeito Tinho Bortotti e dos vereadores, foi possível a compra desses 22 novos instrumentos”, destaca a regente responsável pela banda, Maria.
Outro problema da banda era a sede, onde durante décadas os músicos ensaiavam e aprendiam novas técnicas, localizado ao lado do Ginásio de Esportes “Mário de Andrade”, que estava com vários problemas na sua estrutura, principalmente no telhado, além de não oferecer segurança aos alunos.
Sendo assim, com ajuda da prefeitura, foi transferido o local dos ensaios para uma sala do projeto Espaço Amigo, local onde ainda várias crianças de lá se interessavam em frequentar a banda. “Encontramos um lugar bem melhor, com segurança, maior, arejado e com condições de uso, mas ressalvo que a banda estava desativada e não tinha mais músicos, sendo agora todos os integrantes novos”, conta a regente.
Ela ainda destaca que é um prazer estar à frente da banda a qual ela tem um amor desde sua infância, pois fez parte dos músicos da “Atílio Cerri” por 20 anos.
“Hoje a banda conta com 15 alunos em processo de aprendizagem. Agradeço e muito ao prefeito, aos vereadores e a coordenadora da Cultura, Rute pela compra dos instrumentos, pois fiquei muito feliz por essa conquista. Não há palavras que descrevam minha alegria de poder ter contribuído pelo menos um pouquinho que seja para a reativar aquilo que para mim é uma das minhas maiores paixões que é a música e a banda municipal. Agradeço também muito à Mara do projeto Espaço Amigo, por quem eu tenho um imenso carinho por ter me acolhido tão bem. Agradeço também a todos que de uma maneira ou de outra me ajudaram nos procedimentos das compras dos equipamentos”, frisou.