Santa Casa de Avaré. (Foto: Divulgação)
Santa Casa de Avaré. (Foto: Divulgação)


A Santa Casa de Misericórdia da cidade de Avaré enviou um comunicado nesta segunda-feira (4) aos municípios da região do Vale do Jurumirim informando que o último leito disponível para o tratamento da covid-19 no hospital foi ocupado na manhã de ontem.

“A ala para tratamento da covid-19 está com sua capacidade operacional saturada”, informou o hospital em sua mensagem, compartilhada também pela Coordenadoria da Saúde de Fartura. “Continuamos a salientar nossa preocupação com o avanço da pandemia em nosso município e na região do Vale do Jurumirim.”

A partir deste momento, qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitar de internação, seja em enfermaria, seja em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), terá de aguardar a regulação da vaga pela Central de Regulação Estadual (CROSS), para depois ser encaminhado a algum hospital de referência dentro da rede de atendimento público.

PUBLICIDADE

O comunicado da Santa Casa avareense ainda ressalta a necessidade de manter as medidas de isolamento social e de evitar aglomerações durante esse período de início de ano. “Aconselhamos que as medidas de segurança sejam intensificadas”, completa a instituição.

Comunicado enviado pela diretoria da Santa Casa de Avaré. (Foto: Divulgação)

Desde o mês de dezembro, a Santa Casa de Avaré tem divulgado que vem trabalhando para evitar um eventual colapso do sistema de saúde municipal. Por se tratar de uma referência regional no atendimento de casos mais graves, esse problema também afetaria várias outras cidades.

PUBLICIDADE

“Temos visto pelas redes sociais inúmeros eventos com grande número de pessoas sem máscara e sem medidas protetivas contra contaminação e disseminação do vírus”, afirmou a instituição no último dia 30.

A região do Vale do Jurumirim é composta por 17 municípios – Águas de Santa Bárbara, Arandu, Avaré, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Piraju, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba e Tejupá – e reúne uma população total de aproximadamente 275 mil pessoas.

PUBLICIDADE